Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 08 de Agosto de 2009 às 06:25
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Pelo menos 300 focos de incêndio ainda assolam a reserva indígena Utiariti, que está sendo devastada pelo fogo desde o início da semana. A informação é do Corpo de Bombeiros, que deve começar hoje a combater o incêndio na região junto a 24 brigadistas do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo). Dez bombeiros foram enviados ontem à reserva, situada na região de Campo Novo do Parecis (a 396 quilômetros de Cuiabá).

O incêndio na reserva de 412 mil hectares e cerca de 10 aldeias parecis tem sido contido ao longo da semana. Entretanto, por duas vezes, os brigadistas tiveram de ser acionados após o fogo ter sido extinto e, depois, recomeçado.

O primeiro incêndio ocorreu na segunda-feira, mas foi controlado pelo PrevFogo com brigadistas indígenas contratados: myky e irantxe. Os índios tiveram de retornar das aldeias próximas a Brasnorte na quarta-feira devido à retomada do incêndio.

A reincidência do fogo tem razões para ocorrer. A reserva possui relevo plano e vasta vegetação de cerrado, uma quantidade de capim que se torna um verdadeiro combustível para o fogo, utilizado pelos índios parecis durante a caça ou para limpeza de restos de lavoura.

“Fazemos diversas oficinas, cursos... mas demora pra esse trabalho começar a ter resultado. E tem os índios mais velhos, que são totalmente refratários a mudanças nos hábitos milenares”, observa o coordenador do PrevFogo, Cendi Ribas.

Até o momento, não se sabe o tamanho da área atingida pelo fogo, dimensão que deve ser estipulada pelos bombeiros. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a reserva Utiariti abriga uma população de aproximadamente 400 índios. A região já sofreu dois grandes incêndios no mês passado. O primeiro foi, como agora, combatido pelos brigadistas irantxe e pareci. Já o segundo foi apagado por chuvas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155744/visualizar/