Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 07 de Agosto de 2009 às 06:17

    Imprimir


Mato Grosso é o estado que possui maior número de focos de calor desde o início do período proibitivo, que começou no dia 17 de julho. São 583 focos detectados pelo satélite NOAA-15 (noite) até ontem, número 35% superior à quantidade de focos registrados pelo Pará (377), que ocupa o segundo lugar entre os que mais queimam no Brasil. O terceiro é Minas Gerais, com 155 focos.

Em Mato Grosso, desde quarta-feira, a reserva indígena Utiariti, situada na região de Campo Novo do Parecis, está em chamas e equipes do programa Prevfogo, ligado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), membros da Fundação Nacional do Índio e índios brigadistas das etnias irantxe e pareci estão no local na tentativa de conter o incêndio. No entanto, até o final da tarde de ontem, o coordenador estadual do Prevfogo, Cendi Rivas Berni, não tinha detalhes sobre a dimensão da queimada e nem sobre o andamento do trabalho de combate às chamas.

“Devido ao local de difícil acesso e de mata fechada, as equipes têm dificuldade de comunicação”, disse Cendi. Segundo o chefe do Serviço de Assistência da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Tangará da Serra, Marcos Antônio Fagundes, cerca de 20 homens tentam conter a queimada, que já é a segunda consecutiva ocorrida este mês, na região.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155824/visualizar/