Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Agosto de 2009 às 05:30
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Até o final da tarde de ontem, num levantamento parcial feito às 17 horas, 177.996 pessoas estavam inscritas para o concurso da carreira de servidor público estadual. Esse número já está quase 20% acima da expectativa do governo, que seria de 150 mil candidatos na disputa pelos 10.086 postos de trabalho.

O índice de inscritos cresce numa velocidade surpreendente, conforme dados da Secretaria Estadual de Administração (SAD), responsável pelo exame. Mesmo assim, a SAD ainda não discutiu a possibilidade de prorrogar o prazo de inscrição.

Hoje é o ultima dia para quem vai pedir isenção da taxa de inscrição. Os pagantes têm até este domingo para se inscrever e imprimir o boleto bancário e pagá-lo na segunda-feira. No início da noite de quarta-feira, o sistema de acompanhamento de acesso do concurso informava a efetivação de 133 mil inscrições. Nas primeiras horas da manhã de ontem, por volta de 7h, havia saltado para 154 mil.

A maioria dos que se candidataram aos cargos públicos requereram o pedido de isenção de taxas. Até ontem, isso havia ocorrido com 98.451 concorrentes. De acordo com o edital que lançou o exame, são beneficiados pela isenção os desempregados, quem recebe até dois salários mínimos e os doadores regulares de sangue.

As exigências para requerer a isenção estão congestionando os serviços nas agências dos Correios e nos cartórios e gerando filas que podem superar duas horas de espera. Para pleitear a exclusão da taxa, o candidato precisa autenticar fotocópias de documentos pessoais em cartório e postar correspondência com comprovantes da inscrição e identidade endereçados à Unemat (Fundação Universidade de Mato Grosso), instituição contratada para elaborar e aplicar as provas desse concurso.

Ontem, mais uma vez, os candidatos tiveram que ter muita paciência. Como a inscrição é exclusivamente feita pela internet e o site da Unemat (www.unemat.br/concursos) estava lento, ou melhor, parado em grande parte do dia, tentar concorrer a uma vaga de servidor, que poderia ser uma tarefa fácil, tornou-se um temor para muitos. “Estou com medo de não conseguir me inscrever”, reclamou o estudante João de Deus Pereira Silva, 24 anos. Danielle Aparecida Alves Silva, 28 anos, disse que demorou, mas conseguiu se inscrever durante a madrugada. “Agora estou aqui, na fila dos Correios, não sei por quanto tempo”.

A SAD informou, no início da noite, que a Unemat estava, mais uma vez, instalando novos equipamentos, supostamente mais um servidor, para aumentar a capacidade e velocidade do site nos últimos dias de inscrição.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155826/visualizar/