Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Agosto de 2009 às 12:39
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


O projeto Mato Grosso Ação Digital chegou a mais cinco cidades de Mato Grosso. Durante toda esta semana, o coordenador do projeto, César Vidotto, realiza uma série de inaugurações das unidades de inclusão digital nos municípios de Poconé, São José do Rio Claro, Tapurah, Sinop e Santa Rita do Trivelato. Na semana passada, o governador Blairo Maggi inaugurou a unidade de Itanhangá.

Com mais essas unidades, o Estado alcança o número de 87 telecentros implantados em 69 municípios.

Nos últimos cinco anos de funcionamento, o projeto Mato Grosso Ação Digital da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) realizou 1,8 milhão de atendimentos.

Segundo Vidotto, até o fim deste ano mais 15 unidades serão instaladas e a meta é terminar 2010 com telecentros em funcionamento nos 141 municípios de Mato Grosso. “Com certeza já avançamos muito, mas nosso objetivo é chegar a 100% de municípios contemplados com unidades de inclusão digital. Isso vai proporcionar a inclusão social de milhares de pessoas no mundo da informática e da tecnologia”, destacou o coordenador.

As unidades de inclusão digital são espaços públicos dotados de computadores com acesso gratuito a internet e diversos outros programas. O mínimo por unidade é de 10 computadores thin client, um servidor central e uma impressora. Entre as estratégias do projeto estão facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação.

O Mato Grosso Ação Digital busca também o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. É o caso da unidade implantada em Sinop, no bairro Boa Esperança, que conta com um computador dotado de softwares para atendimento a deficientes visuais. ““Dois softwares facilitarão a leitura. Um deles funciona como um ampliador de tela, uma espécie de lupa, voltado para pessoas com alto grau de deficiência, mas não completamente cegas”, exemplificou Vidotto.

PARCERIAS

O coordenador do projeto Mato Grosso Ação Digital explica que a parceria com os municípios é decisiva para a implantação e o funcionamento dos telecentros. Ao governo cabe fornecer os equipamentos e o mobiliário enquanto a prefeitura disponibiliza o local, o acesso a internet e os monitores, que são treinados por técnicos da Setecs.

Em Sinop estavam previstos 10 máquinas para equipar um único telecentro, mas a parceria com o município possibilitou a ampliação para 14 computadores e a instalação de mais uma unidade, sendo que cada uma ficou com sete computadores.

Contemplada com uma unidade, São José do Rio Claro poderá ter uma segunda em 2010. “A prefeitura já formalizou o pedido para a instalação de uma segunda unidade. Estudaremos a possibilidade de ampliação no município, atendendo mais seis bairros carentes”, explicou Vidotto.

“Se o prefeito ajuda o Governo consegue atender mais, porque nosso projeto prevê um kit por cada município. Por isso destacamos a parceria do gestor para a ampliação da cobertura da inclusão digital em Mato Grosso”, ressaltou César Vidotto.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155882/visualizar/