Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Agosto de 2009 às 16:59
Por: Mateus Leite

    Imprimir


Começaram nesta terça feira (4) com uma reunião na sala dos vereadores da Câmara Municipal, os preparativos para o censo populacional que será realizado pelo IBGE em 2010.

A pauta foi a instalação da Comissão Censitária Municipal, reunindo representantes da administração pública, vereadores e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Os recenseadores começam, em agosto do ano que vem, o levantamento de dados em campo - contando o número de habitantes na cidade e na área rural.

Segundo Olinto de Souza Machado Neti, coordenador operacional do censo e chefe da agenda do IBGE na região, com a implantação da comissão busca-se, agora, a atualização da base territorial e dar transparência ao trabalho que será realizado.

“As Comissões Municipais de Geografia e Estatística deverão participar de diferentes segmentos das sociedades locais para dar apoio e monitoramento à operação censitária. Formadas por membros do IBGE, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e de organizações civis, seu principal objetivo é colaborar para que o recenseamento local se efetive com êxito, criando facilidades para sua realização, seja através da mobilização da população ou de apoio na instalação dos postos de coleta, entre outras iniciativas” explicou Olinto.

“As Comissões têm um papel fundamental para dar transparência aos trabalhos e facilitar a operação censitária em diversas etapas desde a preparação até a coleta. A expectativa é de que seus membros se sintam atuando no interesse direto das suas comunidades e facilitem a caminhada do IBGE para realização do Censo 2010, de modo rápido e eficiente e, acima de tudo, com resultados fidedignos” completou.

A partir de outubro será realizado processo seletivo simplificado, com contratação prevista para março de 2010.

Segundo Olinto, serão pelo menos 15 recenseadores e 4 pessoas para atuar na coordenação.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155953/visualizar/