Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Agosto de 2009 às 10:22

    Imprimir


Escorado em dados que diz ter recebido de Augusto Montenegro, do Ibope, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que a crise no Senado "alcança" as classes A e B, mas "não chega" à base da pirâmide social, onde estão assentadas as classes C, D e E, informa o blog do Josias.

A informação foi dada ontem pelo peemedebista ao líder do DEM, José Agripino Maia (RN). Segundo o blog, mais tarde, ao relatar a um amigo o que Sarney lhe cochichara no plenário, Agripino desdenhou:"O desgaste sempre começa pelas classes A e B. Depois, é transferido para os mais pobres. É uma questão de tempo".

O ronco das ruas é um dos principais argumentos utilizados pelos adversários de Sarney para justificar o afastamento dele do comando do Senado. Dos 81 senadores, 54 terão de banhar os seus mandatos nas urnas de 2010. Difunde-se a tese de que a defesa de Sarney tira votos.

O presidente do Senado adiou para hoje o discurso no plenário da Casa sobre a crise. Orientado por aliados, Sarney decidiu esperar a reunião do Conselho de Ética da Casa antes de se manifestar aos demais parlamentares.

A Folha Online apurou que Sarney também temia reações duras ao seu pronunciamento depois que um grupo de partidos decidiu se unir para cobrar formalmente a sua licença temporária do cargo.

Aliados do peemedebista avaliam que o momento é de cautela, por isso anunciaram ontem que o discurso de Sarney ficaria para hoje.

Senadores do PSDB, DEM, PDT, PT e PSB se uniram ontem para endurecer o tom dos discursos no plenário da Casa. O movimento surgiu em resposta aos ataques de aliados de Sarney ao senador Pedro Simon (PMDB-RS) no plenário do Senado na segunda-feira.

Os partidos prometem responder duramente aos ataques da tropa de choque de Sarney. Além disso, os senadores estudam divulgar uma nota com o pedido para que Sarney deixe o cargo temporariamente caso o Conselho de Ética arquive as denúncias contra ele.

O Conselho de Ética se reúne nesta quarta-feira para decidir se inicia processo disciplinar contra Sarney por quebra de decoro parlamentar.

O PSDB e o PSOL ingressaram com cinco representações contra o peemedebista, provocadas por denúncias como o uso de atos secretos para nomear parentes.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155983/visualizar/