Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 07:48
Por: Mateus Leite

    Imprimir


Preocupados com o aumento do índice de criminalidade no município de Diamantino – principalmente pelos assaltos a mão armada registrados na última semana – a sociedade organizada, encabeçada pela ACID (Associação Comercial e Industrial de Diamantino), criou na tarde desta segunda feira (3) uma comissão provisória para cobrar do estado ações de combate a criminalidade.

Foi decidido na reunião, realizada no auditório da ACID com mais de 50 pessoas entre comerciantes e representantes do poder público, que a comissão provisória agendará em caráter de urgência uma audiência com o secretário de estado de justiça e segurança pública para que o governo tenha noção da caótica situação no município e tome providências em relação ao assunto.

Entre as medidas colocadas em pauta durante a reunião esta a designação de um delegado titular fixo no município, uma vez que o delegado Sérgio Paulo de Oliveira responde por seis municípios e não tem condições de dar atenção especial à cidade.

Também deverá ser debatido a questão do aumento do efetivo da Polícia Militar, assim como as condições de trabalho dos PMs.

Ficou definido também que cada entidade, sendo elas Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Promotoria Pública, OAB, Rotary, Maçonaria, Sindicatos e Associação Comercial, Polícia Milita e Polícia Civil, entre outras, designará ao menos um representante para fazer parte da comissão.

O presidente da ACID, Antonio Martins Teixeira, disse que ainda não há uma data definida para a realização dessa audiência, mas que intermediará a reunião em caráter de urgência.

“Do jeito que esta não pode ficar. Estamos de fato nas mãos deles (dos ladrões) e predomina entre os comerciantes o clima do medo, da intranquilidade, não sei se hoje vou ser assaltado hoje, se amanhã, e a prova disso foi a quantia de associados que participaram dessa reunião. Algo tem que ser feito e com urgência” cobrou Antonio.

O delegado Sérgio Paulo de Oliveira disse que é importante a mobilização das entidades de classe nesse assunto, afirmando que ação tanto da Policia Militar, quanto da Civil, é limitada.

“Dependemos a ação popular para que haja um maior interesse do estado na segurança do município” concluiu o delegado.

Reativação do CONSEG

Durante a reunião também ficou decidido que um grupo de lideranças municipal terá a incumbência de reativar o Conselho Comunitário de Segurança do Município de Diamantino, criado em 1989, mas em desuso desde 2001.

A reativação do Conselho será um dispositivo dos mais importantes na tentativa do município resgatar a segurança existente.

O Conseg é um dispositivo independente formado por lideranças do município totalmente desligado de qualquer entidade política, ou seja, é do povo. Com isso fica mais fácil executar as atividades, principalmente junto órgãos do município, do estado e da nação no sentido de cobrar melhorias nas condições da segurança pública.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156102/visualizar/