Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Agosto de 2009 às 09:50
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Sacolas plásticas, caixinhas de leite, folhas secas e outros materiais orgânicos que vão para o lixo, viram insumos no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres. Acadêmicos, professores e funcionários voluntários do campus iniciaram há cerca de um ano um viveiro com frutas típicas do cerrado e passaram a utilizar materiais recicláveis na produção de mudas.

O viveiro trabalha com o princípio ecológico e conta com a participação da sociedade na doação das sacolas plásticas e caixinhas de leite para serem utilizadas como recipientes para o plantio das mudas. As folhas secas são utilizadas como adubo por meio do processo de compostagem. Todo o trabalho é realizado no próprio campus.

A coleta dos frutos como o pequi, fruta banana, cajazinho e outras frutas são colhidas na própria natureza e depois feito o plantio para a produção das mudas. O viveiro também trabalha com produção de outras frutas que se adaptem ao sol quente e clima de Mato Grosso, como pitanga, oiti, abil e citronela de Java que é considerado um repelente natural de insetos.

O professor Armando da Silva Filho, explica que o projeto de extensão é uma iniciativa dos acadêmicos, professores e funcionários que atuam de forma voluntária. Desde que o viveiro foi implementado há cerca de um ano, já foram doadas mais de mil mudas de árvores para a Prefeitura de Barra do Bugres e também uma comunidade de pequenos agricultores de Alto Paraguai.

“Esse é um projeto simples, econômico e ecologicamente correto”, afirma o professor. O objetivo do projeto é doar as mudas direto para a população ou mesmo encaminhá-las para os órgãos públicos e entidades que possam fazer as distribuições.

Além de fomentar a produção de frutos típicos que podem ser economicamente viáveis para a comunidade a partir da produção de doces, conservas ou polpas, o viveiro também quer aumentar a oferta de alimentos para a fauna conservando desta maneira o equilíbrio ambiental.





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156222/visualizar/