Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 31 de Julho de 2009 às 15:44
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Denise, MT – As reuniões da Seder Itinerante em que foram apresentadas as ações e programas da secretaria destinados a agricultura familiar em Mato Grosso, serviram para que os municípios pudessem definir quais dos programas estaduais eles querem fortalecer em cada cidade. Os 15 municípios que compõem o consórcio intermunicipal de desenvolvimento do Alto do Ro Paraguai, por exemplo, definiram investir em cinco cadeias produtivas: leite, seringueira, ovinocaprinocultura, fruticultura e avicultura.

“Há alternativas como a piscicultura e a mais recente como a pupunha. O governo de Mato Grosso tem sido um grande parceiro dos municípios no fortalecimento da agricultura familiar, seja pela Seder como por outras pastas como o MT Regional”, avaliou o prefeito de Arenápolis e presidente do Consórcio Regional do Alto do Rio Paraguai, Farid Tenório.

Assim como o prefeito de Arenápolis, os outros chefes do Executivo municipal e representantes da Prefeitura da região do consórcio que envolve os municípios de Alto Paraguai, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, São José do Rio Claro e Tangará da Serra, avaliaram positivamente a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural em interiorizar as ações da pasta.

O secretário adjunto de Agricultura Familiar da Seder, Jilson Francisco Silva, comentou que a decisão de discutir caminhos para fomentar a produção dos pequenos produtores ajuda as Prefeituras em parceria com a Seder em agilizar e intensificar as políticas públicas. “Em Juara e Aripuanã, por exemplo, foram definidas de duas a três cadeias produtivas para que as ações cheguem na ponta, no pequeno produtor, o elo principal de todos os programas”.

O deputado estadual Wagner Ramos participou da reunião da Seder Itinerante em Denise e comentou que o acesso do pequeno produtor às ações de governo melhorou muito no governo Blairo Maggi. “O governador permitiu que encurtasse as distâncias, antes havia dificuldades com as estradas. A Seder, assim como o MT Regional, tem feito um grande trabalho na agricultura familiar em todos os municípios de Mato Grosso”.

Participaram da reunião em Denise, o presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, os prefeitos e representantes das prefeituras dos 14 municípios, vereadores, lideranças de pequenos produtores, secretários municipais de agricultura, MT Regional, Banco do Brasil e Sebrae.





Fonte: Assessoria Seder

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156277/visualizar/