Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Julho de 2009 às 16:09
Por: Mateus Leite

    Imprimir


Duas casas existentes nas margens da avenida que liga o centro de Diamantino ao bairro Novo Diamantino ficaram cercadas pelas chamas de uma queimada criminosa no mato existente no local, na tarde desta terça feira (28).

As chamas eram tão fortes que esplararam com rapidez auxiliada pelo forte vento seco e certamente foram ateadas na margem da rodovia que interliga Diamantino aos municípios de Alto Paraguai, Nortelândia e Arenápolis.

As queimadas criminosas naquela localidade estão se tornando constante e uma dimensão mais de três campos de futebol de mata do cerrado já foram consumidas pelo fogo só nesta e na última semana.

Nesta terça a equipe de reportagem de O Divisor flagrou a força das chamas que são alimentadas pela baixa umidade do ar registrada em toda região.

Graças a Deus nenhuma residência foi afetada pelas chamas.

Pronto Atendimento

Apesar da distância das chamas para o Pronto Atendimento de Diamantino ter sido considerada segura pela Polícia Militar do município, respirar naquelas imediações era uma tarefa das mais complicadas.

As chamas, que chegavam a cinco metros de altura, produziam uma fumaça negra que além de dificultar a visão, também atrapalhava o funcionamento do aparelho respiratório.

Até esta quarta feira (29), nenhum atendimento especifico do Pronto Atendimento era relacionado à problemas respiratórios.

E mais problemas de queimadas devem vir por ai.

Em 13 dias após o início do período proibitivo de queimadas, Mato Grosso já é o estado que registrou maior incidência de focos de calor do Brasil. Dados do satélite NOAA-15 (noite), utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontaram que, do dia 15 deste mês até ontem, foram 280 registros no Estado. Os outros quatro recordistas em queimadas no período foram Pará (98), Minas Gerais (96), Bahia (51) e Rondônia (18). O período proibitivo de queimadas encerra no dia 15 de outubro.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156427/visualizar/