Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Julho de 2009 às 07:24
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Paciente internada no PSC apresenta sintomas da Influenza A e complicações. Ela não tem histórico de viagem ou contato com viajantes do exterior

A Saúde municipal divulgou ontem a 46ª notificação em Cuiabá de pessoas com suspeita de gripe suína. Se confirmada a doença na paciente, uma mulher de 24 anos, esta poderá ser a primeira evidência de que o vírus da Influenza A (H1N1) já circula na Capital. De acordo com a gerente em Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávia Guimarães, a vítima não tem histórico de viagens a áreas de risco no exterior, nem de contato com pessoas vindas desses locais ou de outros pontos no país em que a quantidade de casos é significativa.

A paciente está internada no Pronto-socorro Municipal (PSC) com quadro de saúde grave. Significa que, além dos sintomas que acometem a maioria dos casos - febre repentina acima de 38ºC, coriza, tosse, dores de cabeça, musculares e nas articulações – a paciente está sentindo falta de ar (dispnéia).

No início da atual pandemia, os casos suspeitos da doença surgiram no Brasil sempre com algum histórico de viagens ao exterior ou contato com estrangeiros e pessoas que passaram por áreas de risco, como a Argentina. O país vizinho é um dos mais afetados pela gripe – registrou pelo menos 165 mortes, o segundo maior número de óbitos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com 263.

Entretanto, com o aparecimento de pacientes confirmados da doença que não tiveram qualquer vínculo com o exterior, o ministro da Saúde José Gomes Temporão anunciou este mês que a nova gripe já estaria se espalhando por transmissão autóctone, ou seja, quando o vírus já circula dentro do território nacional.

Em Cuiabá, até o momento, seis casos da nova gripe foram confirmados, mas não há evidências fortes de que o vírus se propaga livremente aqui. A chance de que isso seja de fato constatado na Capital depende da investigação e da confirmação do vírus H1N1 detectado na paciente, cuja notificação foi divulgada ontem.

No entanto, de acordo com alguns infectologistas, o clima de Cuiabá não deve favorecer muito a propagação do vírus da Influenza A. Ainda este mês, o Diário procurou especialistas que atestaram a perspectiva animadora. Isso porque, com o calor, as pessoas não tendem a se concentrar tanto em ambientes fechados quanto em climas temperados.

Contudo, há chances de que uma notícia da Paraíba provoque algum temor aqui. Em Campina Grande (PB) – cidade com clima similar ao cuiabano – foi registrada ontem a primeira morte em decorrência da gripe suína na região Nordeste.

PERFIL – Além da ainda não confirmada transmissão autóctone na Capital, a gerente em Vigilância da SMS, Flávia Guimarães, comentou que a maioria das notificações da nova gripe em Cuiabá se refere a pacientes jovens.

Uma hipótese para explicar o panorama é de que o vírus subtipo H1N1 já passou há poucas décadas no país. Assim, adultos com cerca de 40 anos teriam criado resistência a ele, ao contrário dos jovens que não viveram a época.

No interior do Estado, os dados da nova gripe são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). São 53 notificações – os números de Mato Grosso devem ser atualizados no boletim a ser divulgado pela SES amanhã, após o repasse de informações por parte dos municípios. Além de seis confirmações da doença em Cuiabá, a SES conta outras quatro em Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças (dois moradores da cidade que foram notificados em Goiás).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156468/visualizar/