Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 28 de Julho de 2009 às 20:37

    Imprimir


A Diretoria de Assuntos Macroeconômicos (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a produção industrial no Brasil crescerá 0,3% em junho, na comparação com maio. O destaque positivo ficou para a produção de autoveículos, segundo o texto de apresentação do indicador. Ela cresceu 2,9% em relação a maio, apesar da queda de 8,2% se comparada a junho de 2008. Mesmo assim, o volume de vendas em junho passado supera o registrado no mesmo mês de 2008: houve um avanço de 17,23%.

O Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal (PIM) é coordenado por Leonardo Mello de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Grupo de Análise e Previsões da Dimac. Compõem o PIM quatro indicadores coincidentes usados no modelo de previsão da produção física da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; produção de autoveículos; produção de papelão; e carga de energia.

A produção de papelão também cresceu em relação a maio, mas o fluxo de veículos pesados em rodovias recuou 1,2%. No geral, a indústria já acumula um avanço de 7,8% sobre seu pior momento na recente crise - ocorrido em dezembro de 2008 -, com cinco altas consecutivas.

A produção industrial nos cinco primeiros meses de 2009, porém, foi 13,9% menor que no mesmo intervalo de 2008, resultado da crise internacional e do ciclo de estoques. Na comparação apenas entre junho de 2009 e de 2008, observa-se um recuo de 11,8% na produção industrial.





Fonte: Da Redação/Ipea

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156490/visualizar/