Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Julho de 2009 às 20:01
Por: Thiago Foresti

    Imprimir


Cerca de 40 Índios da etnia Enawenê-Nawê armaram-se de arco-e-flechas e percorreram mais de 600km da aldeia na região de Brasnorte até a capital do Estado, Cuiabá. Eles reivindicam maior repasse para a saúde através de contratos da Organização Amazônia Nativa (Opan) com a Funasa. Um representante do Tribunal de Contas da União (TCU) esteve presente na reunião e explicou que o aumento de verbas não depende do órgão: "Quem precisa aprovar maior repasse para a Funasa é o Congresso", explicou Carlos Augusto Ferraz, secretário de controle externo do TCU.

Os índios pertencem a tribo Enawê e vivem distantes cerca de 100 quilômetros de Brasnorte. Para chegar até Cuiabá eles percorreram o rio Juruena e mais três afluentes de barco. Chegando na cidade pegaram um ônibus e rodaram mais 580 quilômetros até a capital. Um representante da Opan, órgão que cuida da saúde dos índios, disse que eles se organizaram sozinhos, sem qualquer ajuda. "De barco são mais de 5 horas navegando pelos rios", afirma Ivar Buzato, coordenador regional da Opan.

Os índios vieram com uma lista de revindicações. Segundo eles são mais de 120 casos de malária só este ano. A Opan informa que eles nunca deixaram de ser atendidos, mas que a revindicação é normal e já era esperada.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156493/visualizar/