Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Julho de 2009 às 14:27
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Discutir ações pedagógicas além de trocas de experiências, dentre outros assuntos pertinentes ao deficiente físico e mental, que a Associação de Pais e Alunos dos Especias (Apae) Escola Raio de Sol de Tangará da Serra, realiza o 1º Seminário Estadual de Educação Especial.

Dentre a programação estão incluso palestras, propostas de trabalho e workshop com propostas diferenciadas.

Dentre as palestras, está sobre o tema ´Plano de Ação´, que será ministrada pela diretora pedagógica da Apae de Tangará da Serra e coordenadora de Ações Pedagógicas da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso (Faemt), Magda Ferreira Luppi.

“Dentro do plano de ação irei apresentar algumas das oito coordenadorias existentes na federação, falar da importância das mesmas. A Apae de Tangará é modelo entre as apaes do estado, outras apaes se espelham em nós, nosso desenvolvimento, trabalhos, porque o que de todas as apaes necessitam é somar experiências, o que deu certo aqui pode vir a dar certo em outra apae”, comentou Magda, acrescentando que a palestra servirá também como subsídio para informações sobre documentação, organização de projeto político-pedagógico, dar apoio à professores, fazer parcerias, dentre outros.

Outro ponto chave que será discutido dentro do tema abordado, é sobre o decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008 que fala sobre a inclusão dos deficientes nas escolas regulares. “Somos a favor da inclusão dessas pessoas nas escolas regulares, mas não da forma como este assunto e a Secretaria de Educação Especial do Ministério vem conduzindo. Há pessoas com deficiências mais severas que necessitam sim, do atendimento prestado pelas escolas especiais. Os professores de escolas regulares tem medo dessa possibilidade. O que vai acontecer é que as pessoas portadoras de deficiências, seja ela qual for, continuará excluída, porque é mais fácil uma sistema do qual tem um término (caso das escolas regulares) do que uma escola contínua (escolas especiais). Defendemos o direito desses indivíduos de terem acesso a iniciativas necessárias e importantes para sua qualidade de vida, por isso iremos discutir esse assunto no seminário”, observou a coordenadora.

O 1º Seminário de Educação Estadual Especial será realizado nos dias 3, 4 e 5 de agosto. Nos dias 5, 6 e 7, haverá um curso acompanhado de workshop ´Inclusão – Educando Pessoas com Condutas Típicas Organizando um Programa Psicopedagógico para Pessoas com Autismo na Abordagem Teacch´.

Mais informações e inscrições, pelo telefone 3326 2540 / 8407 9835 / 84079832 e/ou apae@apaetangara.org.br ou secretaria@apaetangara.org.br





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156528/visualizar/