Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Julho de 2009 às 22:03

    Imprimir


O procurador da República em Mato Grosso Gustavo Nogami determinou às polícias Civil, Militar e Federal a adoção de medidas para garantir a segurança dos remanescentes de comunidades quilombolas das regiões conhecidas como Vãozinho e Voltinha, localizadas entre os municípios de Barra do Bugres (próximo a Tangará da Serra) e Porto Estrela. Nogami fixou um prazo de cinco dias para que os órgãos informem as providências adotadas.

Representantes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Palmares relataram ao Ministério Público Federal (MPF) ameaças e uso de violência contra integrantes das comunidades quilombolas. Os denunciantes atribuem as agressões a pessoas ligadas a fazendeiros da região, que fazem uso de armas de fogo.

Além do pedido de proteção policial aos quilombolas, o procurador Nogami também requisitou informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a respeito do andamento do processo de reconhecimento e demarcação da área das comunidades Vãozinho e Voltinha como remanescente de quilombo.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156571/visualizar/