Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Julho de 2009 às 16:53
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Vinte dias após a deflagração da Operação Pluma, em que seis policiais militares foram presos, dentre eles o ex-comandante-geral e coronel da reserva Adaildon Evaristo de Moraes Costa, o governador Blairo Maggi (PR) falou nesta quarta (22) pela primeira vez sobre o assunto. O republicano sustentou que tomou as devidas providências ao exonerar o coronel em maio de 2007 e que agora cabe à Justiça julgar se as denúncas procedem. “Está nas mãos da Justiça. Eles têm direito à ampla defesa e ao princípio do contraditório e a Justiça vai dizer se eles são culpados ou não”, afirmou, após o lançamento de 3,6 km de asfalto no distrito de Souza Lima, em Várzea Grande.

O chefe do Executivo evitou tecer comentários sobre os relatos de testemunhas de que houve assassinatos na região atribuídos a militares e relacionados à disputa por terras. “Desconheço estas acusações. Não li os autos do processo, nem sei por quais acusações eles respondem”, ponderou. Maggi exonerou Adaildon em maio de 2007, assim que tomou conhecimento das denúncias de abuso de autoridade e agressões durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão de armas e drogas em três fazendas da região do Vale do Araguaia, em 7 de abril de 2007.

Durante a Operação Pluma, deflagrada em 3 de julho deste ano, seis policiais militares foram presos. Além de Adaildon, policiais federais prenderam o ex-comandante regional da PM de Sinop e Tangará da Serra, Elierson Metello, o sub-tenente Adalberto da Cunha de Oliveira, os capitães Robson Oliveira Curi e Antonio de Moura Neto, e o major Wlamir Luis da Gama Figueiredo.

Segundo informações da Polícia Federal, eles faziam segurança privada de fazendas da região, desviavam recursos da PM, como alimentação e combustíveis, facilitavam o tráfico de drogas e retiravam à força, mediante violência física, grileiros das fazendas invadidas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156740/visualizar/