Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Julho de 2009 às 14:44

    Imprimir


Dormir por poucas horas engorda segundo indica um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O médico Sarosh Motivala, um dos coordenadores da pesquisa, afirma que uma noite mal dormida afeta a produção de dois hormônios responsáveis pelo equilíbrio de energia corporal: a grelina e a leptina.

Conforme a neurologista Andréa Bacellar, em média os adultos precisam de sete horas de sono diárias. De acordo com os cientistas americanos, as pessoas que dormem pouco com frequência perdem a habilidade de identificar os sinais corretos da fome e de que o cérebro está satisfeito com a quantidade adequada de comida.

A grelina, um hormônio produzido pelo estômago, estimula o apetite antes das refeições. Já a letpina, produzida pelas células gordurosas, indica quando o corpo precisa ser alimentado. Os pesquisadores americanos avaliaram dois grupos de voluntários, sendo um com pessoas com dificuldade para dormir bem e outro com participantes que garantiam ter boas noites de sono com regularidade.

O resultado indica que dormir pouco aumenta a quantidade de grelina e diminui a de leptina. Essa configuração faz com que o apetite fique muito estimulado. "Pacientes com insônia costumam engordar com o passar dos anos, e agora entendemos o motivo. Dormir bem não só é bom para a saúde como um todo, como também ajuda quem quer emagrecer", afirma Motivala. O estudo foi publicado na revista Psychoneuroendocrinology.

Estudo da Universidade Federal de São Paulo mostrou que as mulheres demoram mais tempo para conseguir dormir, cerca de 25 minutos. Em compensação, passam mais horas em sono profundo e reparador, necessários para garantir o bom funcionamento do organismo. Já os homens levam menos de 20 minutos para dormir. Mas ficam mais tempo nos estágios superficiais de sono e têm seu repouso prejudicado por distúrbios como o ronco.





Fonte: O Dia Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156750/visualizar/