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Economia
Terça - 21 de Julho de 2009 às 12:05

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A qualidade de crédito do consumidor piorou no segundo trimestre deste ano, segundo o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor, mas a queda foi pequena.

Em relação ao primeiro trimestre, a queda no índice foi de 0,1% no segundo trimestre deste ano. O indicador avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do consumidor --quanto maior, melhor a qualidade de crédito, e menor é a probabilidade de inadimplência.

O índice atingiu patamar de 78,9 no segundo trimestre de 2009, frente aos 79,0 pontos do primeiro trimestre. Crédito ao consumidor cresce no país, mas ainda está abaixo de 2008 Inadimplência dos consumidores cresce 10,4% no semestre, aponta Serasa Veja as medidas já anunciadas no Brasil para combater os efeitos da crise

No último trimestre de 2008 o índice fechou em 78,8 pontos, mesmo patamar registrado no trimestre anterior, quando se iniciou o agravamento da crise financeira internacional.

De acordo com a Serasa, a manutenção do patamar indica que "a qualidade de crédito do consumidor passou ilesa ao movimento de turbulência financeira internacional, não demonstrando deterioração a partir do quarto trimestre de 2008".

Segundo a entidade, "o período de piora da qualidade de crédito do consumidor iniciou-se já em em 2007 devido ao rápido aumento do endividamento das famílias, acompanhado pela posterior elevação da inadimplência, agravado conjunturalmente pelas medidas de aperto monetário, como a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da taxa básica de juros".

Análise Regional

A região Sul registrou a melhor marca, 83,8, seguida pelo Sudeste, com 79,2, ambas as regiões com números acima da média nacional, de 78,9. A região Norte apresentou a pior qualidade de crédito, marcando 75,2, seguida pela região Centro-Oeste (77,0) e pelo Nordeste (77,5).

Rendimento Pessoal Mensal

O segmento de consumidores com faixa de renda com ganhos de até R$ 500 por mês, que possui índice 73,4, apresentam o maior endividamento de risco entre os faixas pesquisadas. Para os consumidores com faixa de renda acima de R$ 10 mil o indicador registrou o melhor desempenho, com 94,0, seguida pelo segmento com renda entre R$ 5 mil a 10 mil, com indicador de 92,1.

Em comparação com a média do primeiro semestre de 2008, as quedas foram maoires quanto menores os rendimentos pessoais mensais. Para os consumidores com renda mensal de até R$ 500, a queda foi de 1,0%, para as classes intermediárias - de R$ 500 a R$ 1.000, R$ 1.000 a R$ 2.000 e R$ 2000 a R$ 5.000 - o recuo foi de 0,8%, para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 a queda foi de 0,4% e no estrato superior, isto é, rendimento mensal acima de R$ 10.000, o recuo foi de apenas 0,1%.

Recuperação

A recuperação da qualidade de crédito do consumidor passa, segunda a Serasa, por uma melhor educação financeira por parte das pessoas físicas, e também pelo "aprimoramento dos instrumentos de avaliação de riscos por parte dos concedentes de crédito", com medidas como a introdução do Cadastro Positivo.





Fonte: Folha Online

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