Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Julho de 2009 às 15:37

    Imprimir


O Índice SCPC Nacional de Crédito ao Consumidor, baseado nas consultas aos 2.200 SCPCs/SPCs municipais de todo o Brasil, apresentou variação positiva de 0,5% em junho em relação a maio, registrando aumento pelo segundo mês consecutivo (de abril para maio houve alta de 4,5%), indicando que o crédito ao consumidor vem se normalizando no país.

Em relação a igual período de 2008, no entanto, houve queda de 18,7%. Os dados foram divulgados hoje pela primeira vez pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

No semestre, houve redução de 16% no movimento de consultas no país, "demonstrando o forte impacto da crise sobre o crédito doméstico, embora já se observe melhora nos últimos meses", segundo a ACSP.

Ainda de acordo com a pesquisa, o movimento de procura ao crédito não foi uniforme: a região Nordeste registrou crescimento de 3,5%, enquanto o Centro-oeste apresentou queda de 1,4% em junho sobre maio. No Norte houve aumento de 0,9% nas consultas; no Sudeste, de 0,3% e de 0,2% no Sul.

"A tendência observada nos últimos meses permite esperar melhor desempenho do varejo e dos financiamentos no segundo semestre, acompanhando os demais indicadores de melhoria da economia", afirmou Marcel Solimeo, economista-chefe da instituição e coordenador nacional do novo indicador.

O propósito do novo indicador, segundo o economista-chefe da instituição, é aferir como o brasileiro está se comportando diante do crédito. "Há dois anos estamos acompanhando essa movimentação e conseguimos criar uma série histórica dentro do estudo", explica.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157149/visualizar/