Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Julho de 2009 às 19:11
Por: Maria Barbant/Hérica Gomes

    Imprimir


Com o início do período de estiagem, aumenta a preocupação com as condições climáticas, em especial a umidade relativa do ar. Nesta quarta-feira (15.07), o Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres, vinculado à Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso divulgou boletim com a previsão climática de precipitação para os meses de julho, agosto e setembro e o Alerta Preventivo enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil com informações sobre as condições meteorológicas para os dias 16 e 17 de julho.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a previsão climática de precipitação para a grande área central do Brasil mostra probabilidade de ocorrência de precipitações próximas aos valores normais. A previsão de temperatura média para os próximos três meses na Região Centro-Oeste é de valores acima da média histórica.

Em relação a Umidade Relativa do Ar, nesta quarta-feira, os menores índices no Estado foram registrados nos municípios de Nova Ubiratã (54,0%), Confresa (57,0%), Gaúcha do Norte (58,0%), Água Boa (60,0%) e Itiquira (60,0%).

O número de focos de calor registrados pelo Inpe em Mato Grosso, no período de 1 de janeiro até esta quarta-feira (15.07) é de 9.053 focos. Desse total, os municípios de Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte, Nova Maringá, Tabaporã e Tangará da Serra registraram o maior número de focos.

Para denunciar a ocorrência de queimadas e incêndios florestais a população pode utilizar o telefone 0800 65 3838 e em caso de Emergência disque 193, do Corpo de Bombeiros.

O Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres informa ainda que nesta quinta e sexta-feira (16 e 17.07), a presença de uma massa de ar seco provoca baixos índices de umidade relativa do ar no Sul, Centro e Leste do Mato Grosso. Segundo o boletim da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a umidade mínima fica abaixo dos 30%.

Nessas condições são desaconselháveis atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade relativa do ar fica mais baixa.

A Defesa Civil alerta ainda que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso recomenda-se a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios florestais deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

UMIDADE RELATIVA DO AR

A Umidade Relativa do Ar é a quantidade de partículas de água contidas no ar. Uma ótima umidade é aquela de 100%. O problema é quando esta taxa cai, o índice indicado para o homem é que seja de no mínimo 60%. Menos que isso os problemas de saúde vão aparecer. É necessário tomar medidas para a prevenção.

Com Umidade de 30% o estágio é de alerta e 20% abaixo o estado já é de emergência. Com 12% de Umidade a situação já está bastante sofrível, é o que diz o assessor da Defesa Civil, Múcio Teixeira.

Quando a Umidade Relativa do Ar está baixa, é necessário tomar alguns cuidados com a saúde, como por exemplo, evitar exposição ao sol, os ambientes fechados e os exercícios físicos também não são recomendados. O mais indicado a fazer é ingerir muito líquido, principalmente água, pois o corpo precisa ser reidratado.

Os principais problemas de saúde causados pela Baixa Umidade Relativa do Ar são as doenças respiratórias, pois há uma perca excessiva de líquidos e com isso causa a desidratação, podendo em casos extremos trazer desconfortos neurológicos, afirma Múcio Teixeira.

A desidratação gera um ressecamento das vias respiratórias, e pode haver sangramentos no nariz e na boca, o que pode em alguns casos levar a pessoa ao desmaio. Um ambiente bem arejado e com ventilação pode amenizar possíveis desconfortos na saúde.

As crianças e os idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade, pois as crianças estão com o organismo em formação, enquanto que os idosos são mais sensíveis a mudanças bruscas de ambiente. No entanto, o mal estar causado pela baixa Umidade pode ocorrer com pessoas de qualquer faixa etária.

CUIDADOS IMPORTANTES

Usar umidificador de ar, principalmente na hora de dormir. Para aquelas pessoas que buscam opções mais caseiras, a solução é colocar uma vasilha com água no quarto, pois este método ajuda a trazer uma melhor umidade naqueles dias mais secos. Evitar o uso do ventilador de forma direta, pois resseca a pele. Preferir os banhos em água fria. Todos estes cuidados devem ser feitos a fim de amenizar os danos a saúde provocados pelo período de baixa Umidade do Ar. Estes cuidados são importantes principalmente na hora de dormir.

Outras informações consulte o Boletim com a previsão climática de precipitação no site da Sema/Informe, www.sema.mt.gov.br.





Fonte: Assessoria Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157226/visualizar/