Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Julho de 2009 às 12:23

    Imprimir


Agentes ambientais federais de Minas Gerais aplicaram, durante a Operação Cambará, R$ 5.222.769,00 em multas a fazendeiros e madeireiros no Norte do Mato Grosso por desmatamento ilegal da Amazônia e depósito de madeira sem origem comprovada. A ação foi desenvolvida durante o mês de junho por agentes dos Escritórios Regionais de Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares e Lavras, além da capital Belo Horizonte. Eles fiscalizaram, por terra e por ar, mais de 7,6 mil hectares de áreas desmatadas na Amazônia apontadas pelos sistemas de monitoramento via satélite Deter e Alos.

As infrações ambientais foram constatadas em nove municípios localizados na região da Base Operativa de Sinop, situada a 500 km de Cuiabá na BR 163 (Cuiabá-Santarém). Durante as fiscalizações, os agentes do Ibama observaram e autuaram diversas irregularidades. Na zona rural, em algumas áreas o corte foi seletivo com exploração apenas das espécies de valor comercial. Em muitos casos os agentes ambientais federais não conseguiram identificar o responsável pelo ilícito ambiental.

Em outros locais, onde ocorreu o corte raso e a queima do material lenhoso, a floresta deu lugar a lavouras de milho, arroz ou soja. Algumas fazendas não respeitaram embargos realizados pelo Ibama em outras ocasiões com o objetivo de permitir a regeneração natural da floresta. Nessas áreas foram encontrados tratores em plena atividade preparando a terra para o cultivo de grãos.

Nas madeireiras, foram apreendidos 251,872 metros cúbicos de espécies florestais diversas, entre elas a itaúba, o angelim e o cambará, essa última muito comum na região, o que inspirou o nome da operação. Segundo o Coordenador da Operação Cambará, Aloísio Romar, apesar de os agentes mineiros estarem totalmente absorvidos pela demandas locais, "fizeram um esforço de atender à convocação do Ministro Minc e do Presidente Messias e dar sua contribuição à guerra contra o desmatamento ilegal da Amazônia".





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157255/visualizar/