Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Julho de 2009 às 06:59

    Imprimir


Dados disponíveis no sistema de geoprocessamento do Ministério Público de Mato Grosso (MPE) demonstram que de janeiro a julho deste ano já foram constatados 409 focos de calor nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. Em 2008, o sistema registrou nesses municípios 4.095 focos, sendo que os meses mais críticos foram julho, agosto e setembro.

Nesta quarta-feira (15/07), às 14h, as Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Cidadania vão realizar uma audiência pública para apresentar dados sobre o sistema de acompanhamento dos focos de calor e debater o programa de combate às queimadas. Vão ser discutidos também aspectos relacionados ao atendimento na área de saúde, já que problemas respiratórios são comuns nesta época do ano.

A data da audiência, que acontecerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, coincide com o início do período proibitivo de queimadas. Foram convidados para a discussão, representantes de diversas instituições públicas e privadas que atuam na área de meio ambiente.

A audiência será conduzida pela Promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza, que atua na área de Defesa do Meio Ambiente Natural, e pelo Promotor de Justiça Alexandre Guedes, que atua na Defesa da Cidadania.

ACOMPANHAMENTO: A Procuradoria Especializada de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística do Ministério Público do Estado de Mato Grosso lançou uma nova versão do sistema de informática que permite a emissão de relatórios atualizados diariamente sobre focos de calor registrados no Estado. Os dados são repassados ao sistema do MP pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE).

Por meio do sistema, é possível obter informações sobre 'ranking' de focos de calor por município ou por município/área. O relatório global mostra as queimadas realizadas em todos os meses desde o ano de 2003.

Os focos de calor são oriundos de análises de imagens de dados de diferentes satélites e tem sido um excelente indicador de onde, quando e com quais frequências as queimadas estão acontecendo. Vale ressaltar que um foco de calor não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio.

O sistema de acompanhamento de focos de calor do MPE está disponível à população no site (www.mp.mt.gov.br), banner da Procuradoria Especializada de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística.





Fonte: Assessoria de Imprensa do MPE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157285/visualizar/