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Quarta - 15 de Julho de 2009 às 05:43

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Agora os trilhos da ferrovia rumo a Rondonópolis (a 210 km ao Sul de Cuiabá) devem avançar. A América Latina Logística fechou nesta terça um financiamento de R$ 691,6 milhões com prazo de 20 anos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção, operação, exploração e conservação da ferrovia em Mato Grosso. Além dos recursos obtidos no BNDES, que já tinha sinalizado para aprovação do financiamento, o FI-FGTS negocia com a ALL um aporte para consolidar o empreendimento".

A companhia acrescentou que já obteve todas as licenças governamentais necessárias para o início das obras da ferrovia, que se estenderá de Alto Araguaia até Rondonópolis. Um dos entraves anterior era a dificuldade de obtenção de licença ambiental para a implantação dos trilhos no trecho de mais de 200 km entre Alto Araguaia e a localidade conhecida como Mineirinho, município de Itiquira (a 50 km de Rondonópolis). Essa licença já foi autorizada pelo Ibama.

O Ministério dos Transportes e a ALL pactuaram desde o ano passado a construção do novo trecho da ferrovia Senador Vicente Vuolo ligando Alto Araguaia até Rondonópolis. Foi estabelecido no aditivo ao contrato de concessão prazo até 2010 para a entrega do empreendimento. A construção é orçada em R$ 800 milhões, abarca 265 km e é uma das obras embutidas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Embora o contrato original da ferrovia, nominada até recentemente como Ferronorte, assinado em 1989, inclua a Capital nos trilhos, aditivos posteriores modificaram por completos os prazos inicais. Um deles pregava a construção, no prazo máximo de 30 meses, do trecho entre Aparecida do Taboado (MS) e Alto Taquari (MT). Até então não existia prazo determinado para conclusão das obras.





Fonte: RD News

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