Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 14 de Julho de 2009 às 14:07

    Imprimir


O secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, concede coletiva a imprensa para falar sobre o início do período proibitivo e o Plano de Ações para Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso para 2009.

O período proibitivo de queimadas tem início amanhã (15) e vai até 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. Nesse período, quem for pego ateando fogo pode receber multas que variam de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta, além de ser preso e responder criminalmente por isso. A pena nesses casos é de até 4 anos de prisão, estabelecida pela Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Desde janeiro, o Governo do Estado por meio da Sema vem trabalhando na implementação de uma série de medidas visando a capacitação e a prevenção junto as associações de produtores, sindicatos de trabalhadores rurais, assentamentos, prefeituras, associações de moradores e público em geral com o objetivo de reduzir ainda mais as queimadas em Mato Grosso.

Em todo o Estado, os números registrados pelo Inpe desde o início do ano até ontem, mostram uma queda de 1.100 focos em relação ao ano passado, quando foram registrados, no mesmo período, 7.709 focos.

Também nesse período, o Governo do Estado viabilizou a aquisição de equipamentos e materiais para uso nas ações de combate, monitoramento e fiscalização. Com o início do período proibitivo as ações serão intensificadas.

Hoje, três equipes compostas de um fiscal e dois bombeiros percorrem os municípios de Nova Ubiratan, Gaúcha do Norte e Nova Maringá, numa operação de fiscalização nas regiões que estão apresentando os maiores índices de queimadas.

De acordo com dados do Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais (Inpe), no período de 01 de janeiro a 13 de julho deste ano, foram registrados em Mato Grosso, 6.639 focos. Em Nova Ubiratan, foram detectados 805 focos; em Gaúcha do Norte , 379 focos e em Nova Maringá, 331 focos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157333/visualizar/