Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Julho de 2009 às 13:58

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde registrou até a data de hoje as notificações de 29.977 casos de dengue clássica em Mato Grosso. Desse número foram notificados 1.152 casos graves de dengue. O Estado registra até o momento 36 mortes notificadas por casos graves da doença. Do total de mortes notificadas, 22 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 14 casos notificados estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A Secretaria de Estado de Saúde registou até hoje a notificação de 31.534 casos de dengue clássica em Mato Grosso este ano. Desse númeroforam notificados 1.247 casos graves de dengue. Os Estado registou até o momento 36 mortes pela doença, mantendo o número do último relatório oficial da doença. Do total de mortes notificadas, 23 casos foram confirmados como sendo casos graves e 13 casos notificados estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilancia em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 206.63% de notificações de dengue, se comparado com o período de Janeiro a 08 de Julho do ano de 2008. No ano de 2008, nesse período, foram notificados 10.284 casos de dengue. O ano de 2009, nesse mesmo período, apresentou 31.534 casos.

Os dados referentes à segunda semana de julho, apontam 10.113 casos de dengue clássica registradas na capital mato-grossense. Desses casos 438 foram notificados como caso grave. Do total de casos graves de Dengue, 274 foram confirmados e 164 estão sob investigação. A capital do Estado registra 13 mortes por dengue, sendo 8 casos confirmados como sendo do caso graves de dengue e 5 estão sob investigação.

Já em Várzea Grande 3.372 casos de dengue clássica foram notificados. Como casos graves, foram 535 notificaçõe. Delas 181 foram confirmados como casos graves e 354 estão sob investigação. Várzea Grande notificou 07 óbitos, sendo 06 confirmados e 01 está sob investigação.

Os municípios que tiveram até o momento notificação de óbitos de casos graves de dengue foram: Tangará da Serra notificou 03 óbitos, sendo 02 confirmados como caso grave de dengue e 01 estando sob investigação. Em Rosário Oeste foram notificados 02 óbitos, sendo 01 confirmado e 01 estando sob investigação. No município de Diamantino, foi notificado 01 óbito sendo confirmado como sendo caso grave de dengue.

Em Juara, foi notificado 01 óbito confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Nova Mutum, foi notificado 01 óbito, sendo confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Nortelândia, 02 óbitos foram notificados e estão sob investigação. Em Rondonópolis, foram notificados 02 óbitos, sendo 01 confirmado como caso grave de Dengue, e o outro caso notificado estando sob investigação.

No município de Jaciara foi notificado 01 óbito que está sob investigação. Em Curvelândia foi notificado 01 óbito sendo confirmado como caso grave de dengue. Em Sinop foram notificados 02 óbitos, sendo 01confirmado como caso grave de Dengue e o outro estando sob investigação.

A principal medida de prevenção é não deixar o mosquito nascer. Devem ser observadas as seguintes orientações: não deixar água limpa em vasos de plantas, baldes, quintais limpos, guardar garrafas sempre de boca para baixo, deixar pneus fora do alcance da chuva, em locais abrigados, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157548/visualizar/