Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Julho de 2009 às 12:45
Por: Lidiana Cuiabano

    Imprimir


A conscientização ambiental é uma dentre as várias funções exercidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. Treinar a comunidade na prevenção às queimadas e incêndios florestais faz parte dessa ação. Esse trabalho preventivo acontece anualmente, e desde o mês de março deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar já capacitou brigadas formadas em diversos municípios do interior de Mato Grosso, como Água Boa, Sorriso, Guarantã do Norte, Alta Floresta e Colíder.

A próxima cidade a receber o treinamento é Terra Nova do Norte, onde servidores da prefeitura serão capacitados, assim como nos demais municípios, com palestras e treinamento prático de combate a incêndio, no qual é verificado posição e velocidade do vento, melhor horário de combate as chamas, entre outros procedimentos.

Durante o treinamento, os bombeiros ensinam também as maneiras correta de limpeza de terrenos, além de treinarem as brigadas em como proceder nas situações de emergência onde haja ou não vidas em risco.

PROJETO QUADRANTE - Com a proximidade do período proibitivo para a realização das queimadas em Mato Grosso, que vai de 15 de julho a 15 de setembro, ações como essa são intensificadas em todo Estado. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Coordenadoria de Gestão do Fogo, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Cuiabá, assinaram nesta segunda-feira (06.07), um protocolo de intenções visando o projeto Quadrante de Combate às Queimadas 2009.

O projeto vai priorizar as Unidades de Conservação Estaduais, áreas indígenas e florestais, além de atuar no combate às queimadas na área urbana da Capital. As brigadas de combate e prevenção aos focos de queimadas vão trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Para garantir a cobertura das áreas ambientais e em continuidade as ações de prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais, o Estado, por meio da Sema, realiza projetos de Educação Ambiental e treinamento das brigadas de incêndio, monitoramento, intervenções, combates aéreos. As ações integram o Plano de Prevenção, por meio do Comitê de Gestão do Fogo, vinculado à Superintendência de Defesa Civil.

(Com informações da Assessoria da Sema-MT)





Fonte: Corpo de Bombeiros-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157557/visualizar/