Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 06 de Julho de 2009 às 11:06

    Imprimir


Um estudo preliminar feito no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Interlagos, na zona sul de São Paulo, aponta uma relação entre apneia (parada repetida e temporária da respiração durante o sono) em homens e um maior risco de perda de massa óssea (osteopenia ou osteoporose).

O trabalho será apresentado no Congresso Europeu de Pneumologia, que será realizado em setembro na Áustria. Até agora, foram avaliados 36 pacientes. O estudo ainda está em andamento e deve avaliar mais 200 pessoas até o próximo ano.

Os pacientes fizeram exames como polissonografia e densitometria óssea e tiveram aferidos o peso, a altura e o índice de massa corpórea.

Segundo um dos coordenadores do estudo, Rafael Montenegro, foi possível estabelecer, por meio da comparação dos exames, uma relação direta entre a hipoxemia noturna (baixa oxigenação do sangue) causada pela apneia e a baixa densidade óssea do fêmur.

"Isso ocorreu mesmo depois de excluirmos todos os outros fatores de risco para a osteoporose, como doença obstrutiva crônica", diz Montenegro.

De acordo com ele, ainda não é possível dizer que a apneia seja um fator de risco para a osteoporose porque o número de pacientes investigados é pequeno. "Há uma relação relevante", afirma.

Montenegro, que é fisioterapeuta, diz ser comum o atendimento de homens com queixas de queda e de falta de equilíbrio, o que motivou a equipe a pesquisar as razões disso.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157711/visualizar/