Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 04 de Julho de 2009 às 13:04

    Imprimir


Aumentou de três para seis os casos confirmados de pessoas em Mato Grosso infectadas com o vírus H1N1, o Influenza A, mais conhecido como “gripe suína”. Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado fez até o momento notificação de 34 casos do virus. Além dos seis confirmados, 18 foram descartados e 10 aguardam resultado – o que poderá elevar ainda mais a situação.

O município de Cuiabá registra 25 casos, 13 estão descartados, 08 aguardam resultados e 04 confirmados. Rondonópolis tem cinco notificações, um confirmado e três descartados e um que aguarda resultado. Araputanga e Nova Mutum tem um caso descartado cada cidade. Várzea Grande uma pessoa que aguarda resultado e Sinop um caso confirmado.

Em boletim, a Secretaria de Saúde informou que estão sendo realizadas busca ativa e monitoramento de todos os contatos próximos desses casos suspeitos. Os pacientes passam bem. Alguns deles permanecem em monitoramento domiciliar e receberam cuidados médicos e medicamentos.

Todas as medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e contatos de Influenza A (H1N1) e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde foram adotados pelo Estado e pelos municípios que notificaram casos.

O Ministério da Saúde reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) da necessidade de as autoridades de Saúde e de todo o corpo clínico e de apoio manterem o sigilo da identidade dos casos confirmados e suspeitos. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade. O não cumprimento dessa medida sujeita o infrator a ações administrativas e penais.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157761/visualizar/