Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Julho de 2009 às 11:33
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Grupos formados por representantes de vários segmentos aprovaram propostas que serão encaminhadas a Brasília Aproximadamente cinquenta pessoas que representavam diversos segmentos dos municípios de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso e Nova Marilândia, se reuniram no plenário do fórum da Comarca de Arenápolis, sob a presidência da juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, para participar da Conferência Municipal de Segurança Pública, com o objetivo de encaminhar propostas de melhoria no setor, que serão encaminhadas as conferências que serão realizadas em Cuiabá e Brasília, esta última acontecerá em Agosto.

A Juíza Ana Graziela Alves de Campos Alves Corrêa, avaliou positivamente o evento, destacando a participação de autoridades locais, representantes dos órgãos de segurança pública, membros de entidades de classe e movimentos comunitários. “Foi um encontro produtivo, que culminou com propostas interessantes que serão encaminhadas ao comitê organizador e esperamos que sejam acatadas para melhorar a segurança pública no país” sintetizou ela.

Grupos formados por policiais civis e militares, membros do Rotary Club, Maçonaria, profissionais liberais, prefeitos, vereadores, pastores, conselhos municipais, entre outros se dividiram em três para debater pontos importantes, definindo cada um sete princípios basilares das propostas. O grupo que tratou da Infância e Juventude discutiu a prevenção de crimes contra crianças e adolescentes e prevenção da prática de atos infracionais por adolescentes, e apontaram algumas diretrizes como à criação de programa para acompanhamento psicológico social das crianças e adolescentes e de suas famílias, visando reduzir a evasão escolar, a prevenção de atos infracionais e combater a violência contra as crianças e adolescentes, criação de guarda jovem, sobre a orientação da policia militar para ensinar noções de disciplina e educação. Outra discussão tratou sobre a qualidade e valorização das policias, definindo entre outras diretrizes, uma qualidade na formação do efetivo das corporações, treinamento e reciclagem periódicas, melhoria da comunicação, atendimento a população e armamentos, e por fim o principio da valorização e recuperação de reeducandos. Este último grupo apresentou algumas diretrizes para melhorar o setor, a principal dela trata da concessão de incentivos fiscais para as empresas que contratarem reeducandos do regime semi aberto e aberto.

Apoio

O prefeito municipal de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre, que participou do grupo que discutiu a qualidade e valorização das policias, defendeu que é necessário que o estado dê mais estrutura as policias, melhore o atendimento a população e principalmente remunere melhor os responsáveis pela segurança da população. Em seu município, afirmou ser o município um parceiro da policia, buscando diminuir suas deficiências de pessoal e anunciou que irá disponibilizar um servidor para atender as ligações no núcleo da Policia Militar, o que representa a ida de mais um policial para as ruas. O município já atende a Policia Civil e Militar, com dois servidores, para serviços gerais na delegacia de policia civil e no núcleo da PM, a fim de que diminua a sobrecarga de serviços em cima dos agentes e eles possam prestar um melhor serviço à população.

Combate a exploração sexual infantil

Neurilan Fraga, prefeito municipal de Nortelândia, fez parte do grupo que discutiu a infância e juventude, e demonstrou preocupação com o futuro de jovens e adolescentes se não forem tomadas providências urgentes não só dos órgãos estatais responsáveis, bem como de toda a sociedade, dado o grande número de menores envolvidos em crimes, tráfico e vitimas de abuso sexual. Para ele o aparelho estatal precisa ser mais severo contra aqueles que cometem crimes contra essa camada da sociedade e a população de uma forma em geral, mais vigilante, denunciando os casos às autoridades competentes e exigindo delas o cumprimento das normas em vigor que defendem o interesse de jovens e adolescentes.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157772/visualizar/