Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Julho de 2009 às 16:25

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp) publicou nesta semana uma portaria que proíbe a divulgação de imagens de presos pela imprensa. Publicada no dia 25 deste mês, a portaria proíbe os policiais de expor pessoas sob custódia e proíbe a divulgação de imagens feitas até pela Polícia. Quem descumprir vai responder processo administrativos e pode ser responsabilizado civil e penalmente pela atitude.

As imagens permitidas pela portaria são as de retrato falado e pessoas foragidas da Justiça, com ordem de prisão decretada. A portaria prevê ainda que, caso o delegado considere importante a divulgação da imagem do preso, para fins de reconhecimento, deve fazer a solicitação por escrito e enviar para a imprensa a foto oficial.

De acordo com o delegado regional Aldo Silva da Costa, a portaria já está valendo para Tangará da Serra. Desta forma policiais não podem mais mostrar para a imprensa imagens de presos. Segundo o delegado, a imagem só poderá ser feita se o acusado autorizar. Nos casos de imagens feitas de presos chegando ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), por exemplo, o delegado salienta que a polícia não pode impedir que ela seja feita. Porém, é de responsabilidade da imprensa de divulgá-la.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157797/visualizar/