Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Junho de 2009 às 14:27
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


A qualificação profissional é um dos atributos para conquistar uma vaga no exigente mercado de trabalho. E embora em Mato Grosso ainda haja uma carência de mão-de-obra capacitada, o Governo do Estado promove constantemente programas de qualificação profissional. Relatório recente do Sistema Nacional de Emprego (Sine) aponta um maior aproveitamento da mão-de-obra encaminhada às empresas. A taxa de aproveitamento é de 58%.

Esse fato, na opinião da superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rosamaria Carvalho, vem confirmar o papel vital da qualificação para a conquista do emprego.

A balconista Rosilda Maria dos Prazeres, 35 anos, atentou-se para isso e depois de um longo período desempregada, decidiu sair em busca de treinamento e, no final de 2008, logo após concluir o curso de técnicas de vendas com informática, promovido pela Setecs em parceria com o Senai, foi chamada para um supermercado da Capital, onde permanece até hoje.

“Tenho plena consciência do quanto o curso me ajudou. Aprendi a ser pró-ativa, a não esperar a pessoa pedir, mas oferecer opções dos produtos, explicar, dar atenção”, afirma a balconista, que hoje aplica essas técnicas diariamente com a clientela do supermercado. Rosilda é requisitada, sobretudo, pelas clientes idosas.

O empenho e desenvoltura da balconista satisfazem também o patrão, o comerciante Cristiano Marsaro. Com a esposa, ele gerencia o próprio negócio e emprega nove funcionários. “Fazer um curso sempre ajuda. A pessoa vai sempre aprender alguma coisa. A Rosilda pegou tudo rápido, atende bem e dá atenção ao cliente. As freguesas chegam e já perguntam por ela”, conta o chefe.

Cristiano revela que frequentemente sofre com a falta de mão-de-obra capacitada. E lembra que pouco antes do Natal de 2008, ao perder o açougueiro, passou dissabores e reprovou vários candidatos até encontrar outro à altura. “As pessoas vinham aqui sem saber nada, alguns sem conhecer nenhuma técnica de higiene na manipulação de alimentos. Não tive outra saída a não ser pagar mais e tirar um açougueiro conhecido de outro serviço”, confessa o comerciante.

A Setecs já qualificou mais de 4.102 trabalhadores no primeiro quadrimestre de 2009. Eles participaram de cursos nas áreas da indústria, comércio, construção civil e serviços, entre outros. Este ano, a meta é oferecer 7.392 vagas em cursos que serão realizados em 84 municípios. O investimento estadual é da ordem de R$ 3,9 milhões em recursos próprios. O programa Qualifica Mato Grosso é desenvolvido em parceria com o Senai e iniciou em 2008 com o objetivo de preparar mão-de-obra para atender as crescentes demandas dos diversos setores da economia do estado.





Fonte: Assessoria Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158146/visualizar/