Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Junho de 2009 às 09:14

    Imprimir


A exemplo de cerca de 20 municípios de Mato Grosso que já aprovaram a regulamentação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06), a prefeitura de Cáceres realizou, esta semana, uma reunião para discutir o tema.

O presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, destaca que a lei favorece o poder local à medida que também visa à geração de emprego e renda, incrementa a arrecadação e promove maior incentivo ao empreendedorismo. “Em momentos de crise, como o que vivemos atualmente, a prestação de serviços por parte das micro e pequenas empresas fortalece a economia local e o desenvolvimento regional”, afirma.

O coordenador jurídico da AMM, Nestor Fidelis, destacou o empenho da Associação na mobilização de prefeituras, câmaras municipais e associações comerciais para agilizar a regulamentação da lei. Segundo ele, essa nova legislação estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte nas esferas federal, estadual e municipal. ”A regulamentação deve gerar aumento de receita para os cofres municipais, pois mais empresas irão se regularizar, recolher tributos, sair da informalidade, gerar emprego e renda”, explicou.

De acordo com a lei, entre os tratamentos diferenciados a ser dispensado às microempresas, destacam-se o acesso ao crédito e a preferência na aquisição de bens e serviços pelo poder público. Sendo assim, a expectativa é o fomento dos pequenos empreendimentos e consequentemente maior geração de emprego e renda, considerando que, segundo dados do Sebrae, 98,5% das empresas brasileiras são consideradas microempresas.

A necessidade de fortalecimento desse segmento econômico ganha repercussão nacional. O governador de São Paulo, José Serra, por exemplo, expediu, em abril, um ato administrativo favorecendo as micro e pequenas empresas, principalmente no que se refere às compras governamentais. Trata-se de um pacote de medidas administrativas para beneficiar os pequenos empreendimentos do estado paulista, em conformidade com a legislação.

O evento, realizado pela prefeitura de Cáceres e Sebrae, contou com a presença de secretários, empresários, do gerente regional do Sebrae, Rubens de Pinho e do coordenador jurídico da AMM, Nestor Fidelis.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158184/visualizar/