Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 24 de Junho de 2009 às 13:52

    Imprimir


Depois de uma viagem de quatro dias e meio, a sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) conseguiu entrar na órbita da Lua. Os engenheiros da Nasa (agência espacial dos EUA) confirmaram a chegada da sonda nesta terça-feira (23).

Durante o trajeto do equipamento, os engenheiros realizaram uma correção de rota, para que a sonda ficasse na posição correta. Como o satélite natural está sempre se movendo, a LRO "mirou" um ponto específico próximo da Lua. Quando chegou perto do destino, a sonda usou seu motor para diminuir a velocidade, até que a gravidade existente no satélite se encarregasse de colocá-la em órbita.

"A inserção na órbita da Lua é uma parte crucial da missão", afirma Cathy Peddie, gerente da missão. "Quando conseguimos fazer isso, é possível acionar os equipamentos que vão fazer com que entendamos melhor a topografia lunar."

A LRO vai ficar a cerca de 50 km da superfície lunar, por cerca de um ano. Os principais objetivos da sonda serão cartografar a superfície lunar com um grau de precisão sem precedentes, detectar possíveis locais de alunissagem, buscar a presença de gelo em crateras que permanecem sempre na escuridão e obter outros dados precisos do solo e das radiações cósmicas.

A missão faz parte do plano da Nasa preparar a volta dos americanos à Lua, onde foram os primeiros a pousar em 1969 e os últimos a repetir o feito, em 1972.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158241/visualizar/