Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 24 de Junho de 2009 às 11:30
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Às vésperas de completar três anos da morte de Dante de Oliveira, a viúva e deputada Thelma de Oliveira (PSDB) enaltece a figura política do ex-governador. Afirma que o ex-marido pode ser considerado interventor que mudou o cenário político regional e nacional. “Ele (Dante) teve uma atuação transformadora tanto no Legislativo como também no Executivo, uma presença marcante por onde passou em benefício principalmente da parcela da população mais carente”, declara a parlamentar. Thelma diz que Dante, autor da emenda Diretas-Já enquanto deputado federal, teve participação decisiva na reconquista da democracia. A PEC defendia eleições diretas para Presidência da República. Apesar da mobilização nacional, foi derrotada em plenário.

Em homenagem ao ex-prefeito de Cuiabá, ex-ministro da Reforma Agrária, ex-deputado e ex-governador por dois mandatos, Thelma promove a "Semana Dante de Oliveira", de 1º e 6 de julho, a exemplo do que fez o ano passado. Está prevista como parte da programação uma solenidade na Câmara Municipal de São José de Quatros Marcos (a 334 km de Cuiabá), missas e entrega do Prêmio Amigo Comunitário para pessoas que contribuíram para com a administração Dante enquanto prefeito da Capital. Thelma está finalizando a programação completa. Outdoors já foram espalhados pela cidade em nome de Dante.

Ele morreu em 6 de julho de 2006 aos 54 anos, após ter sido internado com febre devido a uma pneumonia da qual se tratava em casa havia dois dias. Dante tinha diabetes e sofreu uma infecção generalizada. À época se preparava para disputar cargo de deputado federal. Com a sua morte, Thelma se candidatou à reeleição e saiu vitoriosa, com 76.770 votos.

Apesar de ser considerado hoje um mártir, Dante amargou a derrocada no final da sua carreira política. Em 2002, se candidatou ao Senado e, mesmo advindo de um governo com mais de 70% de aprovação popular, não obteve êxito nas urnas para a senatória. O novo grupo de oposição que chegava ao Palácio Paiaguás, capitaneado por Blairo Maggi, "detonou" a gestão Dante. Denunciou até espécie de "caixa-preta", como se tivesse havido rombo nos cofres públicos. As denúncias trouxeram desgaste para Dante.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158253/visualizar/