Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Junho de 2009 às 13:37

    Imprimir


Restos fossilizados atribuídos aos primeiros europeus, descobertos no sítio arqueológico de Atapuerca (norte da Espanha), revelam que estes homens pré-históricos eram canibais que apreciavam a carne de crianças e adolescentes.

As primeiras escavações nesse local começaram em 1978, e no correr da década de 1980, foram encontrados inúmeros restos de humanos pequenos, uma descoberta significativa para os arqueólogos envolvidos.

"Sabemos, por exemplo, que eles praticava o canibalismo", afirma José María Bermúdez de Castro, vice-diretor de Atapuerca, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa, inscrito em 2000 no patrimônio mundial da Unesco.

O estudo dos fósseis também revelou que esse homens praticavam a antropofagia para alimentação, e não por ritual, e que comiam seus adversários depois de matá-los em combate.

"É o primeiro caso de canibalismo bem documentado da história da humanidade; não quer dizer que seja o mais antigo", explicou Castro. "Os restos do Homo antecessor da Grande Dolina estão dispersos, rompidos, fragmentados, misturados com os restos de outros animais, cavalos, rinocerontes, todos os tipos de animais que são produto da caça e consumidos pelo ser humano."

"Estes restos estão marcados, trincados com marcas de faca de pedra, marcas de estripação, elementos que são típicos e característicos de um acúmulo de ossos utilizados por seres humanos", diz.

Os restos fossilizados, encontrados a partir de 1994, correspondem provavelmente aos primeiros seres humanos que se desenvolveram na Europa, batizados de Homo antecessor.

Eles, que viveram antes do homem de Neandertal e do Homo sapiens, se instalaram há 800 mil anos nas grutas de Atapuerca, provavelmente depois de uma longa imigração a partir da África e por meio Oriente Médio, o norte da Itália e depois a França.

"Além disso, temos pelo menos dois níveis com restos de Homo antecessor canibalizados, portanto não se trata de um canibalismo pontual. Parece que é algo continuado ao longo do tempo", diz o pesquisador.

No total, cerca de 7 mil fósseis humanos foram encontrados no local.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158370/visualizar/