Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 18 de Junho de 2009 às 13:50
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Foi lançada na manhã desta quinta-feira (18.06), na Unidade de Saúde Vila Artur, em Várzea Grande, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Para 2009, o slogan da Campanha é “Não pode vacilar, tem que vacinar!”.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Conceição Villa destacou a importância de mais esta Ação de Saúde. “Se todo mundo colaborar, Mato Grosso conseguirá atingir a meta de imunização que é de imunizar 267.708 crianças de zero a quatro anos. O Ministério da Saúde preconiza uma cobertura mínima de 95%. O Estado vem ultrapassando a meta. Esperamos manter o patamar, se não ultrapassar do ano passado que foi de 100.77%”, destacou Conceição Villa.

A secretaria municipal de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães participou da solenidade de abertura. Na oportunidade ela pediu a colaboração de todas as pessoas em mais esta campanha de imunização. De acordo com a secretaria, a meta para o município é imunizar 22.448 crianças de zero a quatro anos. Portanto, é necessário que todos os pais levem seus filhos a uma Unidade ou Posto de Saúde mais próximo de suas casas para tomar a gotinha contra a pólio. “A vacina é o meio mais eficaz de fazer com que as crianças tenham uma vida saudável”, declarou ela.

A enfermeira responsável da Unidade, Neide da Silva, fez um agradecimento especial ao Estado e o município de Várzea Grande pela escolha da Unidade Vila Artur, para abertura da Campanha, pois neste ano de 2009, a Unidade completa cinco anos de intenso trabalho com o foco do bem estar da população. “A campanha da pólio é fundamental. Aos pais um recado importante. Ao levar os filhos para se vacinar, não esquecer do cartão de vacinação”, disse a enfermeira.

A mãe Márcia da Silva, que levou o seu filho de quatro anos para se vacinar disse que todos os anos leva o filho para se vacinar. “Todos os pais devem fazer o mesmo, a vacina ajuda os nossos filhos estarem sempre saudáveis”, mencionou a mãe, Márcia da Silva.

O Dia D está programado para o dia 20 de junho, onde todos os Postos e Unidades Básicas de Saúde do Estado estarão mobilizados para mais esta ação de prevenção e imunização. A Campanha de Vacinação será desencadeada até o dia 03 de julho de 2009.

Para este ano, foram disponibilizadas 375 mil doses da vacina para que o Estado cumpra a meta de imunizar 267.708 crianças de 0 a 4 anos. A Secretaria de Estado de Saúde coloca 1.600 postos de vacinação, distribuídos nos 141 municípios do Estado, à disposição da população.

O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem acabar chegando ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 4 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158470/visualizar/