Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 16 de Junho de 2009 às 17:36
Por: Sandra Costa

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR), acompanhado pelos secretários de Planejamento, Yênes Magalhães, de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan e de Apoio e Acompanhamento às Políticas Ambientais e Fundiárias, Adilton Sachetti, lançou nesta terça (16) o sistema Spot Image, que, segundo ele, vai permitir maior clareza, precisão e eficiência na atuação das políticas ambientais, segurança e planejamento. O sistema via satélite monitorará todo o território de Mato Grosso, com imagens de até 2 metros de distância do solo, uma tecnologia superior à utilizada até então e que tinha uma definição de 30 metros. No total, foram gastos cerca de R$ 5 milhões para a implantação do projeto. "São imagens muito diferentes daquelas que nós usávamos. É uma ferramenta que nos dá tranquilidade e não há mais como mentir ou esconder nada. Vamos saber quem está cumprindo a lei e as pessoas que não estão cumprindo vão ser responsabilizadas”, destaca Maggi.

Daldegan destacou que as imagens adquiridas são referentes aos meses de junho de 2007 a dezembro de 2008. Ainda terão disponíveis outras duas mil fotos que podem ser solicitadas a qualquer momento. Para a cobertura total do estado mato-grossense são necessárias 400 imagens. Ainda segundo ele, as imagens de alta resolução serão utilizadas para a elaboração do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE), a implantação do Programa MT Legal, mapa topográfico (elaborado pelo Exército Brasileiro) e o mapa de vegetação (elaborado pelo IBGE).

O novo sistema vai subsidiar o governo, por exemplo, a rebater dados divulgados pelo Inpe em que Mato Grosso é um dos primeiros colocados no ranking de desmatamento. Yênes, titular da pasta de Planejamento, explica que antigas imagens que eram capturadas a três metros, por exemplo, passam agora a ter proximidade do solo de 30 centímetros. Até mesmo pistas de pouso clandestinas poderão ser identificadas. Haverá também compartilhamento do material com governo federal, para a regularização fundiária.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158579/visualizar/