Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Junho de 2009 às 14:15

    Imprimir


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje balanço apontando que o município de Nova Mutum, em Mato Grosso, foi o que teve maior área desmtada entre fevereiro e abril. Segundo o sistema Deter, via satélite, que mede a quantidade de mata derrubada, foram identificados 26,8 km² de área aberta em Mutum. Não foi confirmado se as derrubadas foram ilegais. Nova Mutum é município de forte potencial agrícola e está entre os maiores exportadores de grãos de Mato Grosso.

O município paraense de Altamira aparece em segundo no ranking dos que mais desmataram com 21,7 km², seguido de Itaituba (PA), com 18, 2 km², Claudia (90 km de Sinp), com 16, 2 , Amajari (RR) com 14,8 , Tapurah (médio Norte de mato Grosso) com 8,8 km², Alto Alegre dos Parecis (RO), com 7,3 , Novo Progresso (PA), com 7 km², Nova Maringá e Terra Nova do Norte, em Mato Grosso, completam a lista com 7 e 6,1 km², respectivamente.

O Inpe ressalta que nem todo o desmatamento identificado nesse período pode ter sido realizado durante esses três meses, pois a cobertura de nuvens muitas vezes impede que os satélites detectem áreas devastadas, informa o Globo Amazônia, acrescento que, "por isso, derrubadas ocorridas em meses anteriores podem ter aparecido só agora, assim como desmatamentos realizados entre fevereiro e abril podem aparecer nas próximas medições".





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158995/visualizar/