Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 02 de Junho de 2009 às 12:35
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


A 11ª Campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a gripe encerrou em todo território nacional na última sexta-feira, 29. Em todo o Brasil, a meta era vacinar 15,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Em Tangará da Serra a meta da campanha ´Deixe a gripe na saudade. Vacine-se´ era alcançar pelo menos 80% dos 5.747 idosos cadastrados no sistema público local. Dese montante, foram vacinados 4.667 pessoas acima de 60 anos, totalizando 81,21%.

De acordo com a coordenadora do Setor de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Loidjaine Lopes Marques, a meta ultrapassou, porém não foram vacinados todos os idosos cadastrados. “Atingimos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, porém ainda há idosos que não vacinaram e é muito importante que essas pessoas sejam vacinadas”, frisou a coordenadora, ressaltando que ainda há vacinas disponíveis em algumas Unidades de Saúde da Família (USF) de Tangará da Serra. “Para aquelas pessoas que ainda não se vacinaram ainda dá tempo”, conclamou.

Para os idosos a vacina é uma das melhores formas de se prevenir a gripe que é caracterizada uma doença infecciosa do sistema respiratório, causada por um vírus e altamente contagioso, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza ou gripe, rapidamente se dissemina, sendo responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.

O vírus é transmitido por aerossol ou gotículas contaminadas originadas por indivíduos infectados durante a fala, espirro ou tosse.

A gripe se manifesta através de febre, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, mal estar, que predomina nos primeiros três a quatro dias. Pode ocorrer também dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159006/visualizar/