Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Junho de 2009 às 12:23

    Imprimir


Amazônia perdeu pelo menos 197 km² de florestas nos meses de fevereiro, março e abril - área equivalente a cinco vezes o Parque nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e podem estar subestimados, já que a medição foi prejudicada pelas nuvens, que cobriram cerca de 80% da região durante os três meses. Também por isso, o instituto afirma que não é possível comparar a leitura com os registros do mesmo período do ano anterior.

No trimestre, o Estado onde foram encontradas mais áreas desmatadas foi Mato Grosso, que teve 112 km² de florestas derrubadas. Em segundo lugar está o Pará, com 51 km², seguido por Roraima, com 21 km².

Mato Grosso e Roraima, contudo, foram os estados menos cobertos por nuvens durante os meses de observação.

A medição faz parte do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas focos de devastação com área maior que 2.500 m².

Para o cálculo das áreas desmatadas, são consideradas tanto as matas que foram completamente destruídas - que sofreram o chamado ‘corte raso' - quanto os locais em que houve degradação parcial.

Em breve, os focos de desmatamento detectados pelo Inpe poderão ser vistos de forma simples e amigável no mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos internautas protestar contra queimadas e desmatamentos.

Alerta

O sistema Deter é desenvolvido para dar apoio às fiscalizações contra crimes ambientais. Como consegue detectar áreas em que a floresta ainda não foi totalmente derrubada, ele permite que providências sejam tomadas antes que toda a mata seja destruída.

Normalmente, a divulgação dos números Deter é mensal, mas por causa do aumento das nuvens, o Inpe preferiu agrupar os dados do trimestre no mesmo levantamento.

O balanço anual e consolidado do desmatamento na Amazônia é medido pelo sistema Prodes, também do Inpe, que tem resolução melhor e consegue detectar focos menores de destruição. Os dados desses sistema são divulgados pelo instituto no final do ano.





Fonte: Do Globo Amazônia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159007/visualizar/