Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 30 de Maio de 2009 às 12:37

    Imprimir


Infestação da doença preocupa administração e provoca cancelamento de evento de forró em Junho após duas mortes

Apesar das ações de governo visando conter a proliferação do mosquito aedes aegipty, transmissor da dengue no município de Nortelândia, os casos da doença não param de crescer, aumentando a preocupação do governo municipal que tem intensificado atividades de conscientização da população. Vários movimentos já foram deflagrados, como um mutirão que contou com a participação de toda a comunidade, funcionários públicos municipais e estaduais, que percorreu as ruas de casa em casa, retirando lixo e alertando as famílias sobre os cuidados para evitar contrair a doença, principalmente que a dengue não é apenas um caso de saúde pública e de responsabilidade apenas do poder público, mas sim de toda a sociedade, que deve se empenhar para diminuir a infestação da doença.

O município já realizou a aplicação de Ubv leve manualmente em todas as ruas, após duas mortes por dengue hemorrágica e muitos outros que não evoluíram para óbito. Na semana passada a forma letal da doença, vitimou o médico Donizete Aparecido da Silva, que há mais de 30 anos atende a população local, encaminhado as pressas para a capital, foi internado em estado grave e esta recebendo cuidados médicos. Toda equipe médica dos postos de saúde estão de prontidão atendendo a população, e qualquer suspeita da doença o paciente passa por vários exames imediatamente, inclusive o de plaquetas, que se verificado muito baixo a pessoa é urgentemente encaminhada para atendimento apropriado, o que tem evitado mortes pela forma hemorrágica.

O grande número de casos de dengue obrigou a administração municipal a adiar a realização do maior evento de forró do estado, que seria realizado na Praia Nortefly, denominado Forró Praia, nos dias 19, 20 e 21 de Junho. A comissão organizadora anunciou que nova data será anunciada em breve, com previsão para o mês de agosto. O governo local teme que turistas sejam infectados pelo mosquito transmissor da dengue, o que contribuiria negativamente para o sucesso do evento. Todas as secretarias estão focadas no combate a doença e o chefe do executivo optou por intensificar ainda mais as ações junto à comunidade.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso autorizou a aplicação do fumacê em Nortelândia, nesta quarta-feira (03), quando um carro vai percorrer as ruas da cidade aplicando o veneno, e a população está sendo orientada a abrir as portas e janelas de suas casas, e paralelamente várias equipes estarão desde segunda-feira (01), pela manhã, visitando as casas para um trabalho de conscientização.

A pasta da saúde confirmou apenas duas mortes por dengue hemorrágica, e que embora tenham tido outros casos, eles não evoluíram para óbito, justamente pelo nível de atendimento montado para atender as pessoas infectadas, submetidas a exames urgentes, com resultado e cuidados médicos imediatos.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159122/visualizar/