Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Maio de 2009 às 14:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem em seus registros até a data desta quarta-feira (27.05), a notificação de 20.227 casos de dengue clássica. Desse número foram notificados 994 casos graves da doença. O Estado registra até o momento 29 óbitos notificados por casos graves de dengue. Do total de óbitos notificados, 16 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 13 casos notificados estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Em Cuiabá, os dados referentes a quarta semana de maio do ano de 2009, aponta notificação de 11 óbitos. Desse total, 06 foram confirmados como sendo caso grave de Dengue, e 05 casos estão sob investigação.

O município de Várzea Grande tem em seus registros até o momento 07 óbitos. Desse total, 06 foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 01 caso está sob investigação.

Os municípios que tiveram até o momento notificação de óbitos de casos graves de dengue foram: Tangará da Serra notificou 02 óbitos, sendo 01 confirmado como caso grave de dengue e 01 está sob investigação. Em Rosário Oeste foram notificados 02 óbitos, sendo 01 caso confirmado e 01 está sob investigação. No município de Diamantino, foi notificado 01 óbito confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Juara, foi notificado 01 óbito confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Nova Mutum, foi notificado 01 caso, sendo confirmado como sendo caso grave de dengue. Em Nortelândia, 02casos notificados que estão sob investigação. Em Rondonópolis, 02 óbitos notificados que estão sob investigação.

DADOS - O município de Cuiabá tem em seus registros 6.956 casos notificados de dengue clássica. Desses casos, 361 foram notificados como casos graves de dengue. Do total de casos graves de dengue, 129 casos foram confirmados como sendo casos graves de dengue e 232 estão sob investigação.

Em Várzea Grande, foram notificados 1.461 casos de dengue do tipo clássica. Desse total, 437 foram notificados como sendo casos graves de dengue. Desse total, 84 foram confirmados como casos graves de dengue e 353 casos estão sob investigação.

CASOS GRAVES - Os municípios que tiveram notificação de casos graves da dengue foram: Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Nova Mutum, Poconé, Canarana, Nobres, Tangará da Serra, Nobres, Rosário Oeste, Cáceres, Rondonópolis, Arenápolis, Nortelândia, Lucas do Rio Verde, Nobres, Juara, Diamantino, Barra do Bugres, Paranatinga, Santo Antonio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Juína, Marcelândia, Curvelândia, Campo Verde, São José do Xingu e Juina.

O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 51.87% de notificações de dengue. No ano de 2008, de janeiro a 27 de maio, os registros foram de 9.734 casos notificados. Já no ano de 2009, foram notificados 20.227 casos de dengue.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Controle Estadual da Dengue, Rita Borges, o Estado confirma a reintrodução do DEN2 em Mato Grosso. Devido a essa recirculação desse vírus, é que o Estado vem registrando continuamente casos graves de dengue. Para tanto, o Estado de Mato Grosso continua realizando pesquisas de isolamento viral nos diversos municípios que tiveram notificação de casos graves de dengue.

Rita Borges disse ainda que o Estado de Mato Grosso mantém o alerta sobre a Epidemia de casos graves de dengue e pede a participação dos 141 municípios matogrossenses para que desenvolvam ações estratégicas contidas no Plano Estadual de Contingência da Dengue para que o Estado possa alcançar a redução dos casos graves da doença.

O Estado de Mato Grosso além de pedir a atenção reforçada das prefeituras municipais na tomada de medidas acirradas no controle da dengue, a população também é a principal parceira nesse momento de aumento contínuo de casos graves da doença. O Ministério da Saúde ressalta que a maior arma contra a Dengue é não deixar o mosquito nascer, eliminando de vez todos os possíveis criadouros.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159261/visualizar/