Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 27 de Maio de 2009 às 01:34
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


O governador Blairo Maggi recebeu na tarde desta terça-feira (26.05), em audiência no seu gabinete, no Palácio Paiaguás, a delegação sueca liderada pela embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, e que trouxe ao Estado uma comitiva composta por doutores em Ciências Agrícolas, entidades não-governamentais suecas ligadas ao meio ambiente (institutos e empresas privadas), além de representantes da Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

A embaixadora agradeceu ao governador pela receptividade e pela programação preparada para que eles conheçam de perto a realidade ambiental, agrícola e tecnológica do Estado. Durante a audiência, várias perguntas sobre os programas ambientais implementados pelo Estado foram feitas. O governador respondeu a todos os questionamentos e disse que diferentemente da imagem de Estado devastador do meio ambiente que é vendida fora do país sobre Mato Grosso, e ele tem lutado veementemente para desfazer em suas palestras no exterior, o Estado tem sim uma política ambiental forte e tem procurado aliar desenvolvimento com sustentabilidade.

Ele falou à embaixadora que nesta visita que ela faz junto à comitiva por Mato Grosso e outros Estados da Amazônia Legal (Acre e Amazonas), ela poderá perceber que ao contrário da visão internacional que se tem, a Amazônia não é heterogênia e que cada local tem uma realidade diferente e precisa receber atenções diferentes. “Talvez Mato Grosso seja o único Estado onde vocês irão encontrar juntas essas realidades, já que temos o privilégio de ter vários biomas, como o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia”, disse o governador.

O governador falou também sobre como o Estado tem procurado estreitar laços com outros países, principalmente nas questões ambientais, assim como o intercâmbio já estabelecido com a Califórnia (EUA), para futuramente consolidar um mercado compensação financeira por serviços ambientais prestados. “Estamos preparados e de olho neste mercado que pode futuramente vir a ser bem lucrativo, pois acredito que as pessoas que vivem da floresta vão preferir preservá-la e serem remuneradas por isso, do que desmatar. A exemplo daquilo que já fazemos, distribuindo 1% da arrecadação estadual do ICMS, entre os municípios, e cujo critério de distribuição é a quantidade de área preservada. Quem desmata menos, recebe mais ”, explicou.

Ao final da audiência a embaixadora disse que a troca de experiência com o governador foi extremamente válida e que o fato de Mato Grosso ter tantas realidades ambientais diferentes, com certeza vai abrir portas para intercâmbios em várias áreas. Participaram da audiência o chefe da Casa Militar, Alexander Torres Maia, que acompanha a delegação durante todo o dia de amanhã em Campo Verde, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, e o de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159294/visualizar/