Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 27 de Maio de 2009 às 00:40
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar a visita que fará a Mato Grosso, anteriormente marcada para 11 de junho. Agora, a data estabelecida por ele é 19 de junho, quando visitará Alta Floresta (a 810 km ao Norte de Cuiabá) para lançar o Programa Terra Legal, que propõe regularizar, nos próximos três anos, 296 mil posses rurais na Amazônia Legal em uma área de 67,4 milhões de hectares. Lula reservou ainda outros dois dias de sua agenda para permanecer em Alta Floresta, ao lado da primeira-dama Marisa da Silva, até 21 de junho, onde pretendem descansar e pescar. Para isso, a reserva já está feita em uma pousada do município. O governador Blairo Maggi vai acompanhar o casal.

O Terra Legal foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano, com assinatura de uma medida provisória. Além de terras públicas rurais da União, a MP autoriza a doação a municípios de porções de terras públicas federais devolutas ou não-devolutas, em áreas urbanas consolidadas ou em áreas de expansão urbana. Para agilizar os processos de regularização, que hoje levam cerca de cinco anos, a MP altera a legislação e simplifica o rito de titulação.

Esta é a quinta vez que Lula vem a MT desde que assumiu o Palácio do Planalto, em 2003. A última vez que Alta Floresta recebeu um presidente da República foi em 1990, quando Fernando Collor de Mello, hoje senador, visitou o município. Já o tucano Fernando Henrique Cardoso (1995/2002) não pisou os pés em Alta Floresta, mas esteve no município vizinho, Sinop, também duas vezes.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159297/visualizar/