Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Maio de 2009 às 15:28

    Imprimir


Produtores rurais do Cerrado brasileiro contarão com uma importante ferramenta para a próxima safra de soja (2009/2010). Eles poderão ter excelentes produtividades e ter o controle da ferrugem asiática (principal doença da sojicultura). Já estão à disposição da classe produtora, duas variedades de soja Inox resistentes ao fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem.

De acordo com Sérgio Suzuki, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, a soja Inox por apresentar reação de resistência à ferrugem dará ao produtor rural maior segurança e tranqüilidade no controle da doença. “Sendo a ferrugem da soja um dos principais problemas da sojicultura brasileira, as variedades que possuem resistência genética darão um diferencial competitivo aos produtores que a utilizarem. Isso pode significar a sobrevivência ou não do produtor neste atual cenário econômico”, disse Suzuki.

Os sete anos de trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores da Fundação MT e da Tropical Melhoramento Genético, TMG (empresa parceira da Fundação MT), demonstram que a união do fungicida com a resistência genética da soja Inox apresenta segurança no controle da ferrugem (possibilitando uma maior janela de aplicação dos fungicidas), alta produtividade, redução do gasto com fungicida, aumento da capacidade de pulverização, menor pressão de utilização de tratores, colhedeiras e plantadeiras e menor impacto ambiental.

“O fato das cultivares Inox portarem genes de resistência não significa que não estaremos recomendando aplicação de fungicidas. Pelo contrário, o objetivo principal desta tecnologia é tornar o controle da ferrugem mais tranqüilo e seguro para o produtor”, explicou Eberson Calvo, pesquisador da TMG.

Os pesquisadores afirmam também que o foco principal da soja Inox não é somente sua resistência à ferrugem asiática, mas também seu excelente potencial produtivo.

Fabiano Siqueri, pesquisador do programa de Proteção de Plantas da Fundação MT explicou que o fungo causador da ferrugem da soja não se multiplica na soja Inox da mesma forma que nas variedades suscetíveis.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159459/visualizar/