Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 22 de Maio de 2009 às 14:51
Por: Maria Luisa Cavalcanti

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recusou a comentar a instalação da CPI da Petrobras nesta sexta-feira, em Ancara, no último dia de sua visita à Turquia.

Durante a entrevista coletiva que concedeu ao lado do presidente turco, Abdullah Gül, Lula disse que preferia não tocar no assunto da CPI até a chegada dele ao Brasil, prevista para este sábado.

"Eu gostaria de saber qual é o fato determinado de uma CPI. No fundo, no fundo, no fundo, ainda não está explicado qual é o motivo desta CPI", disse Lula.

A entrevista foi dada minutos depois de a Petrobras assinar a ampliação de um acordo com a petroleira turca TPAO para a exploração de petróleo no Mar Negro, no litoral norte da Turquia.

As duas empresas assinaram um contrato da ordem de US$ 500 milhões, complementando outro contrato fechado no início de maio no valor de US$ 300 milhões.

Este foi o único acordo formalmente fechado na passagem do presidente à Turquia e foi também muito discutido nas entrevistas que Lula deu à imprensa turca e também brasileira durante os três dias de visita.

Irritado

O presidente Lula ficou aparentemente irritado com as perguntas relativas à CPI e encerrou rapidamente a entrevista, seguindo então para um almoço privado com o colega turco.

Na entrevista coletiva, o presidente turco também se recusou a comentar um assunto de política interna de seu país, interrompendo um jornalista que perguntava sobre o funeral da líder secular Türkan Saylan.

O governo turco - acusado de ter tendências islamistas em um país com uma Constituição secular - não enviou nenhum representante ao enterro.

A ausência do governo causou um protesto no domingo em Ancara e perguntas dos os jornalistas.

"Isso não é assunto para discutirmos aqui nessa entrevista", disse Gül.

Futebol

Na tarde desta sexta-feira, Lula comparece ao parlamento turco.

O presidente participa ainda de um jantar com Abdullah Gül, que deve contar também com a participação de jogadores de futebol brasileiros que atuam na Turquia.

O futebol foi um assunto recorrente na visita já que os turcos também são grandes fãs do esporte.

Outro assunto que despertou interesse durante a visita foram os biocombustíveis.

O presidente turco afirmou que tem interesse em conhecer melhor a tecnologia brasileira para biocombustíveis.





Fonte: Enviada especial da BBC Brasil a Ancara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159462/visualizar/