Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Maio de 2009 às 13:40
Por: Thiago Faria

    Imprimir


Vencida a batalha pela instalação da CPI da Petrobras no Senado, a oposição agora inicia uma nova briga. Desta vez, a disputa com os governistas será por cargos de destaques na comissão. A preferência do PSDB, principal partido da oposição, é pela relatoria.

"É claro que a relatoria seria mais produtivo, é uma posição chave, mas caso o governo não abra mão, cabe a oposição aceitar a presidência", afirma o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento de instalação da CPI.

Pelo regimento do Senado, quando uma CPI é criada, a presidência e a relatoria são destinadas às maiores bancadas da Casa, que neste caso são PMDB e DEM.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), no entanto, já adiantou que vai defender o nome de Dias para um dos cargos. "É o primeiro signatário [senador que propõe a CPI] que tem o direito de ficar com a presidência ou relatoria. Já houve caso em que não foi assim e o governo deve ter se arrependido amargamente", afirmou.

Segundo Dias, a divisão de tarefas na comissão recém-criada será "bom senso" do governo para evitar mais disputas. "A tradição no Senado sempre foi de alternância, quando o governo tem a presidência, a oposição tem a relatoria, ou o contrário, e eu espero que o governo respeite essa tradição e compartilhe com a oposição a direção dos trabalhos da CPI, até para que não haja uma guerra".

Apesar de já adiantar sua disposição de integrar cargo de destaque na CPI, o tucano admite que ainda não houve tempo para negociações. "Não se tinha certeza se a CPI seria um fato consumado. A partir de terça-feira vamos ter possibilidade de buscar entendimentos."

A relatoria, no entanto, também deve ser o principal alvo de cobiça dos partidos da base aliada de Lula. Isso porque, com a relatoria em mãos, os aliados poderão "blindar" eventuais informações que supostamente possam comprometer a diretoria da estatal e constranger a cúpula do governo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159833/visualizar/