Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 16 de Maio de 2009 às 10:34

    Imprimir


A epidemia de dengue que tem assolado o Estado toma proporções exorbitantes. Ninguém mais escapa da doença. Um médico está internado no Hospital Jardim Cuiabá com suspeita de ter adquirido dengue hemorrágica, tipo mais grave que pode causar a morte. Mesmo com a situação complicada, ninguém fala sobre o assunto. A esposa do médico, que também exerce a medicina, não aceita falar sobre o caso e não autoriza a divulgação do nome do marido. O fato é que ninguem está livre da dengue. Segundo último boletim divulgado pelo governo do Estado, nove pessoas já morreram em Cuiabá vitimas da doença. No Estado, o número chega a 24, embora profissionais de saúde alertem que muitos casos não são notificados e, dessa forma, não se tornam estatísticas.

Os dados são alarmantes e inaceitáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão apontou que nos primeiros quatro meses deste ano, 6% das pessoas que adquiriram dengue no Brasil morreram. O índice de letalidade é seis vezes maior que o padrão internacional, que estabelece 1%. Os Estados da Bahia com 49 vitimas fatais e Mato Grosso 24 lideram o ranking brasileiro onde a situação é mais complicada.

Apesar de já estarmos no outono, as chuvas continuam e a tendência é que as temperaturas se mantenham altas nos próximos meses. Esses fatores colaboram para que o mosquito aedes aegypti continue a se reproduzir e novos casos da doença surjam. Somente o chamado fumacê não consegue frear a disseminação da doença. É necessário que a população se conscientize, tampando caixas d´água mantendo piscinas limpas e eliminando recipientes que tenham água parada. Até agora, foram notificados 14.130 mil casos de dengue clássica no Estado. Destes, pelo menos 752 são considerados graves. No mesmo período em 2008 foram registrados 9.393 casos.

São 24 mortes no Estado, nove em Cuiabá e quatro em Várzea Grande. Em Campo Novo do Parecis foi registrada uma morte, em Tangará da Serra e Rosário Oeste houveram duas vítimas fatais em cada município. Já em Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nortelândia, Rondonópolis e Juína foram registrados uma morte em cada cidade. A situação está tão complicada que a Prefeitura de Cuiabá “apelou” até mesmo para alertas via telefone. Moradores estão recebendo ligações informando sobre a gravidade da epidemia e pedindo a colaboração para que mantenham os quintais limpos e eliminem qualquer criadouro do mosquito. (Patrícia Sanches)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159845/visualizar/