Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Maio de 2009 às 08:25
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Mais de 55 pacientes de seis municípios da região Médio-Norte de Mato Grosso enfrentavam uma rotina de quase 20 horas por dia para receber uma sessão de hemodiálise em Cuiabá. Com a construção do Centro de Terapia Renal do Médio-Norte, inaugurado em Tangará da Serra (240 km a Médio-Norte de Cuiabá), em dezembro do ano passado, essa cansativa jornada diminuiu para menos de cinco horas, em muitos casos.

“Melhorou demais, era muito sofrimento depender dessa locomoção dia sim, dia não, a gente ficava um dia em casa só para descansar e no outro tinha que pegar a estrada novamente”, relatou o paciente Celso Pedro da Cunha.

Celso tem 33 anos, é balconista aposentado (por deficiência visual) e morador de Tangará da Serra. Ele conta que acordava às cinco horas e chegava em casa no final do dia cansado, muitas vezes com fome, depois de enfrentar quase 500 km de estrada. Em Cuiabá os pacientes eram distribuídos em clínicas variadas, depois de receber a sessão de hemodiálise, muitos ainda precisavam aguardar os companheiros de viagem, andar pela cidade até todos estarem juntos e prontos para retornar para casa. “Agora estamos em casa, fazemos aqui podemos voltar na hora, é muito bom”, disse.

Alguns pacientes ainda precisam sair de suas cidades, na manhã dessa quarta-feira um grupo de Arenápolis passava pela sessão.

O médico nefrologista João José de Matos, responsável pelo atendimento no centro renal, esclarece que esses pacientes não podem deixar de fazer a sessão porque “Eles precisam do rim artificial para viver”. O nefrologista define o investimento como um dos maiores ganhos sociais dos últimos 15 anos nesse setor. “Tenho paciente que passou por essa maratona por mais de 10 anos”.

O governador Blairo Maggi e comitiva visitaram nesta quarta-feira (13.05), dia do aniversário da cidade, as instalações da unidade de Saúde implantada em parceria entre Governo do Estado e Município. O governador se emocionou ao ouvir os relatos dos pacientes. “Só entende a necessidade quem passa por isso, ou quem tem ou teve um parente nessa situação. É obrigação do Estado levar a saúde para o interior”, frisou o chefe do Executivo.

O Governo do Estado repassa mensalmente R$ 150 mil para a manutenção do serviço de saúde. O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, informou que a instalação desse centro de terapia renal faz parte da política de descentralização da Saúde, desenvolvida pelo Governo de Mato Grosso. “A meta do governo é proporcionar bem estar e qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário, que não compôs a comitiva do governo em visita a Tangará da Serra.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160001/visualizar/