Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Maio de 2009 às 17:52
Por: Nélson Alves

    Imprimir


Denise aumentou nestes primeiros meses de 2009, mais 200 hectares de seringueira plantada. Até o ano passado, eram 1500 hectares, e agora, com essa nova área, o município passa para 1700 hectares de seringueira plantada.

Neste ano, foram cedidas 150 mil mudas para os produtores dos assentamentos rurais, e ainda foi feita a limpeza mecanizada em 1500 hectares.

Para este ano, estão sendo formados 225 mil mudas de seringueira só para entrega. Durante a formação dessas mudas, foram gerados 120 empregos com serviços de enchimento de sacolinhas e plantio das mudas.

O engenheiro agrônomo Eduardo informou que a administração Municipal “Trabalho – Este é o Caminho” está dando continuidade ao projeto “Culturas Perenes”, que entra no seu oitavo ano de existência. “Porém, neste ano, estamos com alguns avanços importantes como o preparo da área por meio da patrulha mecanizada sem nenhum custo para o produtor”, disse ele.

“Este é um projeto social, econômico e ambientalmente correto. Pois criamos por meio dele, mais uma fonte de renda na propriedade, viabilizando a pequena propriedade, garantindo em uma pequena área o retorno econômico satisfatório. Gerando emprego, renda e com ganho para o meio ambiente por meio da recuperação de áreas degradadas”, citou.

Fazendo uma perspectiva, Eduardo Kneip disse que o projeto já apresenta bons resultados na safra 2008/2009, com uma boa produção, e crescimento gradativo ano a ano. “Em 2010, deve-se produzir em torno 160 toneladas de borracha ao mês. Para 2016, a expectativa é de produzir pelo menos 400 toneladas”, acredita o engenheiro, citando que com essa produção haverá uma circulação econômica na ordem de mais de R$ 1 milhão de reais mensal no município.

A seringueira tem um mercado em expansão, pois é um produto renovável, natural e ecologicamente correto, pois é aceito como reflorestamento para áreas degradadas. Além de só ser usada mão-de-obra braçal, o que vai gerar cada vez mais emprego para nossa cidade e para região.

SERINGUEIRA

A seringueira é uma árvore que faz parte da vegetação originada na bacia hidrográfica do rio amazonas, onde existia em abundância e foi explorado no ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza para a região amazônica, até que grandes lavouras fossem plantadas para fins de exploração do látex.

Depois de plantadas, em seu local fixo, ela leva em média 7 anos para entrar na fase de produção, mas em compensação, se bem cuidada terá uma vida útil de mais 40 anos.

Até que a seringueira cresça e produza o látex os produtores podem realizar outros plantios, realizando assim um consórcio de culturas anuais como; abóbora, amendoim, feijão, melancia, milho e outras culturas perenes como o cacau, café e a pupunha.

PROJETO CULTURAS PERENES

O projeto Culturas Perenes tem como objetivo tornar a propriedade rural auto-sustentável, enfatizando o aspecto ambiental e a geração de emprego e renda. A seringueira é uma espécie utilizada para reflorestamento e por isso pode ser contabilizada como reposição florestal regulamentada pela Lei Estadual nº. 233, de 21 de dezembro de 2005.

O projeto teve início em 2001 e já beneficiou centenas de famílias no município. A área plantada é de 1700 hectares e a fase de produção já começa a partir deste ano.

Cada muda equivale a 1.100 kg de borracha. As mudas são entregues nas propriedades e os agricultores são beneficiados com o preparo da terra. A assistência técnica é realizada por um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola da Prefeitura.

As mudas podem ser produzidas de duas formas: de sacolinha e de raiz nua. O início da fase produtiva acontece quando a árvore estiver com 50 cm de circunferência a 1 metro do solo, o que deve ocorrer com aproximadamente sete anos.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160403/visualizar/